CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS/CUT DISCUTE PAUTA DOS SERVIDORES FEDERAIS COM PRESIDENTA DO INSS
29/07/2015
Brasília viveu recentemente dois dias de intensa mobilização da campanha salarial nacional dos servidores públicos federais. Durante os dias 21 e 22 de julho, o Distrito Federal recebeu trabalhadores de vários Estados para cumprir uma agenda que previa reuniões, atos de rua e uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios. Entre as atividades realizadas aconteceu uma reunião, em 22 de julho, com a presidenta do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, Elisete Berchiol, o diretor de Gestão de Pessoas, José Nunes, e representantes da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social e da FENASPS – Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social.
A CNTSS/CUT foi representada na reunião por suas secretárias de Comunicação e Finanças, Terezinha de Jesus Aguiar e Francisca Alves de Souza, respectivamente. A pauta não se reservou apenas à discussão da campanha salarial. Os trabalhadores aproveitaram a oportunidade para debater melhorias nas relações e nos processos de trabalho que marcam a rotina dos servidores do Instituto. O relatório do encontro cita que “os vários depoimentos foram unânimes em afirmar que extensão e ampliação da greve devem-se também às precárias condições de trabalho, o assédio moral institucionalizado diante das exigências do cumprimento de metas sem que existam as condições objetivas de trabalho”. (veja relatório abaixo)
As secretárias da Confederação insistiram junto à presidente do Instituto e ao diretor de Gestão de Pessoas que os pontos apresentados pelos servidores em greve já foram postos à observação diversas vezes pelas entidades nacionais destes trabalhadores. A CNTSS/CUT entende que é preciso repensar a gestão, pois o modelo adotado até agora já se esgotou. O intenso debate sobre os temas da reunião desdobrou-se na instalação de duas comissões para dar continuidade à discussão e para pensar propostas. Uma delas refletiria sobre reformulações da Instrução Normativa 74 e a outra se debruçaria sobre a análise, revisão e reconstrução de novos indicadores no Plano de Ação. Os trabalhos destas comissões aconteceram entre os dias 23 e 24 de julho. (veja relatórios abaixo)
José Nunes fez uma explanação geral sobre as questões apresentadas pelos servidores e afirmou que está sensível aos temas. Compartilha desta opinião também a presidenta do INSS. Berchiol disse que o INSS está aberto a ouvir as sugestões e as propostas feitas para melhorar a situação dos trabalhadores e as relações de trabalho. Lembrou apenas que há casos onde a definição não depende da presidência do Instituto, como exemplos, a jornada de trabalho e a estrutura remuneratória. Outro ponto é que a IN - 74 pode ser revista, porém não pode ser revogada. Para ela, a proposta mencionada de metas regionalizadas pode e deve ser debatida.
Os trabalhadores finalizaram o encontro solicitando a Elisete Berchiol que marque uma Audiência com o Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, com o objetivo de discutir a pauta especifica da Carreira do Seguro Social.
RELATÓRIO DA REUNIÃO PRESIDÊNCIA DO INSS E DIRETOR DE DGP - DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOA
CNTSS/CUT, FENASPS E INSS CHEGARAM A UM CONSENSO EM RELAÇÃO A INDICADORES DE DESEMPENHO
RELATÓRIO DA COMISSÃO DE REFORMULAÇÃO DA IN – 74
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado