CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDPSI-ES CONVIDA PARA A MARCHA DAS MARGARIDAS
01/07/2015
O Sindpsi-ES convida a todos para que participem da Marcha das Margaridas, que será realizada nos dias 11 e 12 de agosto, em Brasília. Essa mobilização social, realizada a cada quatro anos, tem como objetivo dar visibilidade aos direitos e proteção das mulheres no Brasil marchando por justiça, igualdade e paz no campo e na cidade.
Em 2015, as Margaridas voltam às ruas para lutar pelos direitos sociais, por democracia participativa e por reforma política. Além delas, integrarão o movimento a Marcha das Mulheres Negras e a 4ª Ação da Marcha Mundial das Mulheres.
História
A marcha foi criada como uma referência ao brutal assassinato, no dia 12 de agosto de 1983, de Margarida Maria Alves (1943-1983). Ela foi morta na porta de sua casa, na perspectiva de ser silenciada por poderosos latifundiários paraibanos. Trabalhadora rural, casada, mãe de dois filhos, sindicalista por 12 anos, e presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, Margarida incentivava as trabalhadoras e trabalhadores a lutarem pela garantia de seus direitos, protegidos pela legislação trabalhista.
Apesar das ameaças que recebia e das pressões para deixar o sindicato, ela não recuou, continuando a desagradar os poderosos da região. Em sua trajetória sindical Margarida contribuiu nas lutas contra as injustiças sociais e o analfabetismo, e militou pela Reforma Agrária e igualdade entre as pessoas do campo, da floresta e das águas. Por toda essa história, após ser assassinada, ela se tornou símbolo nacional de luta pelas mulheres e homens camponeses.
Confira as pautas do movimento
Conteúdo Relacionado