CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDSAÚDE GO VAI A BRASÍLIA E DENUNCIA A PREFEITURA DE GOIÂNIA PELO DESCASO NA SAÚDE PÚBLICA
18/05/2015
Denunciar a calamidade que se encontra as unidades de saúde de Goiânia tem sido uma ação constante do Sindsaúde GO. Com essa finalidade, diretores e uma comitiva de trabalhadores protocolaram na segunda-feira, 11/05, no Conselho Nacional de Saúde e no Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DENASUS), um dossiê contendo o histórico com fotos e vídeos que registram as péssimas condições de trabalho, de infraestrutura e de insumos nas unidades de saúde da Capital.
Paredes com rachaduras, esgoto a céu aberto, colchões rasgados e proliferação de ratos e insetos são alguns fatores que classificam as unidades de saúde de Goiânia como um ambiente insalubre e de risco eminente aos trabalhadores e pacientes que estão sujeitos, diariamente, a esse descaso do Poder Público.
Como se não bastasse o cenário desconfortável de quem procura atendimento em uma unidade de saúde pública, pacientes e funcionários precisam lidar com a falta de medicamentos básicos para qualquer tipo de atendimento. “Falta soro de reidratação, seringas para vacinas, medicamentos para dor crônica e até alimentação para trabalhadores e pacientes. Estamos refém dessa calamidade que se encontra a saúde pública de Goiânia”, protestou uma servidora que não quis se identificar.
Dossiê
O Sindsaúde GO reuniu uma série de fotos, vídeos e relatos que comprovam essas precariedades e protocolou junto à presidenta do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro, que de imediato se colocou inteiramente à disposição para averiguar a situação e, posteriormente, pedir uma intervenção nas unidades de saúde de Goiânia.
Na ocasião, Maria do Socorro solicitou a participação dos diretores do Sindsaúde GO na reunião extraordinária da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde – que será realizada nos dias 21 e 22 de maio – com o objetivo de apresentar para todos os conselheiros do órgão nacional a real situação da saúde pública de Goiânia.
A presidenta do Sindsaúde, Flaviana Alves e a comitiva de trabalhadores se reuniram também com o coordenador geral de auditória do DENASUS, João Ávila. A finalidade do encontro foi solicitar uma auditória nos repasses do Ministério da Saúde para prefeitura de Goiânia, além de verificar se a administração municipal tem feito, sistematicamente, às aplicações dos recursos nas unidades.
Conteúdo Relacionado