CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDSAÚDE MG: SERVIDORES ESTADUAIS DA SAÚDE FAZEM PRIMEIRA PARALISAÇÃO
31/03/2015
Sem proposta efetiva do governo estadual, os servidores da saúde de Minas Gerais organizam a primeira paralisação do ano com assembleia da categoria para discutir a situação das negociações até o momento. Com três reuniões com a entidade sindical que representa os trabalhadores, o governo ainda não apresentou nenhuma proposta que pudesse dar perspectiva de atendimento da pauta de reivindicações. Entre os pontos exigidos pelos servidores da saúde estão a revisão do plano de carreira, a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais – sem redução dos salários – que foram promessas de campanha do governador Pimentel. Além disso, o funcionalismo luta pelo reajuste salarial que não foi aplicado no ano passado.
O governo estadual já anunciou que não irá conceder o reajuste da data-base de 2014 e pegou toda a categoria de surpresa. Devido à eleição, o projeto de lei que tratava do assunto foi arquivado na Assembleia Legislativa (ALMG). O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde/MG) discutia o aumento do percentual que estava em 4,62% para pelo menos repor a inflação do período, em 6,59%. Se a reposição da inflação não for concedida, os servidores da saúde acumularão três anos de salário sem reajuste.
Os servidores da saúde contestam também a falta de mudança nos três primeiros meses do novo governo. A insatisfação com as práticas que eram comuns ao governo anterior está levando um clima de descontentamento generalizado dos trabalhadores.
Na terça-feira (31), os servidores farão assembleia com paralisação. Outras categorias também marcam atividades para o mesmo dia que poderá ser marcado como reação do funcionalismo estadual à falta de proposta e mudança na gestão de Pimentel.
Conteúdo Relacionado