CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDSAÚDE GO PARTICIPA DE ENCONTRO ESTADUAL DE MULHERES DA CUT
10/03/2015
Diretoras e sindicalizados do Sindsaúde GO participaram, na sexta-feira, dia 6, do segundo dia do Encontro Estadual de Mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT/GO). Com o tema Igualdade, Liberdade e Autonomia, o evento que precedia o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, ocorreu na sede da entidade, no centro de Goiânia. Abertura foi realizada na noite da quinta-feira, dia 5.
Reflexão
O Encontro foi uma oportunidade para a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade atual e os desafios para manter e ampliar seus diretos. Sobretudo, segundo os organizadores, o principal objetivo foi formar lideranças. Nesse encontro ainda foi realizada a eleição de delegadas sindicais para o Encontro Nacional da CUT que ocorrerá em Brasília, entre os dias 27 e 29 de março.
A advogada do Sindsaúde GO, Arlete Mesquita, falou sobre trabalho e autonomia e a presença das mulheres no mundo de trabalho formal e informal. A presidenta da CUT-GO, Bia Lima, debateu a importância da paridade, isto é, a equidade de gênero nos espaços de poder. Já a vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga, abordou a importância da luta da mulher na democratização dos meios de comunicação.
Para a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT e secretária de Finanças do Sindsaúde GO, Maria de Fátima de Veloso, temas como a autonomia, paridade, reforma política e regulação da mídia são assuntos de grande interesse para as mulheres. Segundo Veloso, o objetivo é debater essas temáticas possibilitando que as mulheres levem essa reflexão para o local de trabalho.
Desafios
A secretária Adjunta da Secretaria Nacional das Mulheres da CUT Nacional, Rosana Sousa, destacou que o Brasil passa por um momento conjuntural bastante delicado e que é necessário construir debates como esses. “É muito importante que gente faça esse debate e construamos alternativas de trabalho e de uma vida melhor para as mulheres de todo o Brasil. Quando a CUT tem a sensibilidade de fazer encontros como esses para discutir a condição da mulher no mercado de trabalho e na sociedade, isso faz com que elas tenham mais bagagens para enfrentar os desafios”.
Além da secretária de Finanças, Maria de Fátima Veloso, e da presidenta do Sindsaúde GO, Flaviana Alves, estiveram presentes pelo o Sindsaúde, as diretoras, Eliane Cândido, Divina de Jesus e Jeane Ribeiro e Ângela de Jesus. Trabalhadoras da capital e do interior também participaram do evento.
Conteúdo Relacionado