CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDSPREV PE: NESTA SEMANA VOTE NO PLEBISCITO POPULAR PELA REFORMA POLÍTICA
02/09/2014
Desde da segunda-feira (01/09) até sábado (07/09), cerca de 400 organizações da sociedade brasileira vão realizar a Plebiscito Popular pela Reforma Política. Em urnas distribuídas em diversas entidades, o povo dirá se quer ou não mudanças no sistema político brasileiro.
O Sindsprev-PE instalará urnas nos hospitais HGV, HBL, HAM e HGA; no NEMS; na Gerência Executiva Recife do INSS e na sede do sindicato. A votação pode ser feita também pela internet, através do site www.plebiscitoconstituinte.org.br
O plebiscito trata da convocação de uma assembleia nacional constituinte para fazer a reforma política. Segundo os organizadores, já existem 1.500 comitês em mais de cem municípios, com expectativa de que sejam recolhidos aproximadamente 10 milhões de votos.
Dentre os temas em discussão estão o financiamento de campanhas dos candidatos, maior participação social nas políticas públicas do país, fortalecimento dos mecanismos de democracia direta e maior representatividade de grupos que têm pouca representação na política e nos espaços de poder, como mulheres, negros, indígenas, entre outros.
Para o coordenador geral do Sindsprev-PE, José Bonifácio, “a reforma política é fundamental para que realmente o eleitor tenha maior poder de decisão na eleição e também para que ocorram outras reformas, como a tributária, a agrária e da mídia, por exemplo”. Os resultados do plebiscito serão apresentados ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Plebiscito popular tem votação online
Além das urnas físicas, espalhadas por vários locais, os eleitores poderão votar no Plebiscito Popular por uma Assembleia Constituinte Exclusiva à Reforma de forma online. Para que o voto seja computado, é necessário informar o nome e o CPF. O objetivo é alcançar um número expressivo de votantes e abranger localidade onde não haja urna. O sistema online é seguro, pois, como exige o CPF, não será possível a ocorrência de assinaturas duplicadas.
Para votar online, clique no link http://bitbitbit.com.br/plebiscito/
Conteúdo Relacionado