CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINTFESP-GO/TO INSTALA URNAS PARA O PLEBISCITO POPULAR PELA REFORMA POLÍTICA
02/09/2014
Teve início nesta segunda-feira, 1º de setembro, o plebiscito popular que pede mudanças no Sistema Político Brasileiro por meio de uma Constituinte Exclusiva e Soberana. A votação segue até domingo, dia 07, pela internet ou nas urnas instaladas em todo o país. O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência do Estado de Goiás e Tocantins (SINTFESP-GO/TO) é uma das 400 entidades que preparou uma programação especial para auxiliar na coleta dos votos.
Urnas fixas e itinerantes serão instaladas nas sedes administrativa e recreativa da entidade, bem como em Agências da Previdência Social e unidades da saúde, conforme cronograma apresentado abaixo. Para votar, o cidadão deve apresentar Carteira de Identidade, CPF ou Título de Eleitor, assinar a listagem e preencher “sim” ou “não” para a pergunta “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”.
Pessoas de todas as idades poderão participar do processo de votação, contudo, serão contabilizados apenas os votos de jovens a partir de 16 anos. São necessários 10 milhões de votos favoráveis para que o plebiscito popular seja apresentado aos representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A apuração dos votos colhidos pelo SINTFESP-GO/TO será feita pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Goiás.
O Plebiscito
No último ano, as mobilizações em prol de melhores condições de vida e mais direitos sociais foram intensificadas por brasileiros insatisfeitos com a política atual, que não representa o povo. O movimento garantiu conquistas em todo o país, mas a maioria das reivindicações não foi atendida. Diante dessa situação, que se repete constantemente, entidades representativas de trabalhadores e trabalhadoras decidiram dar um basta nesse descaso e lutar pela mudança do Sistema Político Brasileiro.
O Plebiscito Popular é uma das ferramentas adotadas para expressar essa vontade política e pressionar os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo. Essa é a chance da população brasileira impedir que outros políticos criem regras para se beneficiar e de lutar pela melhoria da saúde, educação, segurança, transporte e outros setores públicos problemáticos.
Depois da votação, uma Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana, com representantes eleitos pelo povo, poderá ser convocada para pensar nas mudanças que precisam ser feitas. As propostas aprovadas, na ocasião, serão instituídas na Constituição Federal e nenhum outro órgão do Estado poderá modificá-las.
URNA FIXA - 02 a 05 de setembro
URNAS ITINERANTES - 03 de setembro (quarta-feira)
04 de setembro (quinta-feira)
05 de setembro (sexta-feira)
06 e 07 de setembro (sábado e domingo)
Ascom SINTFESP-GO/TO
Conteúdo Relacionado