Os trabalhadores municipais da Saúde decidiram em votação realizada em Assembleia na quarta-feira, dia 11/06, deflagrar greve por tempo indeterminado. A paralisação começa nesta data e deve ser intensificada nos próximos dias. A Assembleia Conjunta da Saúde foi realizada na Praça do Bandeirante, em Goiânia e convocada pelo Sindsaúde, Soego, Sinfar, Sieg, Sineg e Sintasb.
Entre as reivindicações está o pagamento integral da data-base 2014 (vencida em maio), insalubridade, segurança nas unidades e cumprimento do Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos da Saúde. A proposta da Prefeitura de Goiânia foi lida durante a assembleia e rejeitada por unanimidade. Entre as propostas da gestão municipal está o pagamento parcelado da data-base 2014 em fevereiro, março e abril de 2015.
Foi definido um cronograma inicial de mobilização na tentativa de pressionar a gestão para apresentar uma proposta que contemple os anseios dos trabalhadores. Entre os encaminhamentos da Assembleia está a elaboração de medida judicial, a ser feita pelos advogados do Sindsaúde em colaboração com o jurídico das demais entidades, para exigir o pagamento da data-base e insalubridade.
Encaminhamentos de mobilização:
-
Foi definido em Assembleia que todos os trabalhadores municipais da Saúde devem paralisar suas atividades, desde que assegurado os 30% da escala de trabalho para atendimento nas unidades de urgência e emergência. Serão realizadas reuniões nessas unidades para definir como será o atendimento.
-
As unidades de Saúde receberão listas de frequência para registrar o nome dos trabalhadores que aderiram a greve, destacando que o trabalhador mesmo sem trabalhar deve comparecer diariamente à unidade de saúde em que está lotado.
-
Dia 13/06 (sexta-feira) os trabalhadores se mobilizar e se concentraram no Cais Amendoeiras e Cais Curitiba (de acordo com a proximidade de sua residência) às 8 horas.
-
Dia 16/06 (segunda-feira) haverá manifestação conjunta com os trabalhadores da Educação, convocados pelo Sintego, das 8 as 12 horas, no Paço Municipal.
-
Dia 18/06 (quarta-feira) a concentração será na Câmara Municipal.
-
Dia 20/06 (sexta-feira) os trabalhadores devem se mobilizar e se concentrar no Cais Novo Horizonte. Na ocasião também será definido o novo cronograma de mobilização e repassados os encaminhamentos das possíveis negociações.
GREVE: ORIENTAÇÕES
-
COMO DEVE SER O FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DURANTE A GREVE? SERÁ GARANTIDA A INTEGRALIDADE DO ATENDIMENTO.
-
QUAIS SÃO AS UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA? SERÁ GARANTIDO UPA, MATERNIDADE DONA IRIS, SAMU, PRONTO SOCORRO WASSILY CHUC e CAIS 24 HORAS. NO CAIS O ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA SERÁ GARANTIDO. JÁ PARA O AMBULATÓRIO, EXAMES E DEMAIS PROCEDIMENTOS SERÁ GARANTIDA A ESCALA DE 30% DE TRABALHADORES.
-
NAS DEMAIS UNIDADES COMO DEVE SER A ESCALA DE TRABALHO? O ATENDIMENTO SERÁ DE 30%. TRABALHADORES QUE ESTIVEREM DIFICULDADE PARA DEFINIR A ESCALA DE TRABALHO, CONTACTAR COM URGÊNCIA: Telefone fixo: (62) 3231-0303.
-
O TRABALHADOR DEVE ASSINAR PONTO? SOMENTE OS QUE ATENDAM URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E QUE ESTÃO GARANTIDO OS 30%. OS DEMAIS ASSINARÃO A LISTA DO MOVIMENTO GREVISTA.
-
NOS DIAS DE MANIFESTAÇÃO TODOS PODEM IR? NÃO, DEVE SER MANTIDO OS 30%.
-
A GREVE É LEGAL? OS ÓRGÃOS COMPETENTES FORAM INFORMADOS NO PRAZO LEGAL? SIM, com base no artigo 8º da CF/88 e decisão de Mandado de Injução junto ao STF que entendeu pela legalidade da greve no setor público ante a mora na regulamentação. Assim deverá ser observada a Lei geral de greve – Lei 7.783/89. O Sindsaúde publicou Edital na data de 07/06/2014, assim autoridade (prefeito) e usuário ficaram cientes com 72 (setenta e duas horas de antecedência), uma vez que a Assembleia realizou-se em 11/06/2014.
-
O SINDSAÚDE REPRESENTA SOMENTE OS FILIADOS? O SINDSAÚDE REPRESENTA TODAS AS CATEGORIAS DOS SERVIDORES DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO ESTADO DE GOIÁS, INCLUSIVE OS ADMINISTRATIVOS (ELES TAMBÉM DEVEM ENTRAR NA ESCALA DE TRABALHO).
-
NÃO SOU FILIADA, MAS QUERO ADERIR A GREVE. EU POSSO? DEVE, POIS A PARTICIPAÇÃO DE TODOS É QUE VAI GARANTIR O ALCANCE DOS OBJETIVOS DO MOVIMENTO GREVISTA, QUAL SEJA, O ATENDIMENTO DAS REIVINDICAÇÕES POR PARTE DO SENHOR PREFEITO.
-
ATENÇÃO: GRÁVIDAS, PACIENTES COM TEMPERATURA ELEVADA (FEBRE) E PACIENTES COM PRESSÃO ALTA DEVERÃO SER ATENDIDOS MESMO NO AMBULATÓRIO.