CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > JOÃO FELÍCIO CONCEDE ENTREVISTA SOBRE OS DESAFIOS DE PRESIDIR A CSI - CONFEDERAÇÃO SINDICAL INTERNACIONAL
28/05/2014
Na sexta-feira, 23/05, um fato inédito marcou o III Congresso da CSI - Confederação Sindical Internacional. Trata-se da escolha do primeiro brasileiro, e também latinoamericano, para assumir o cargo de presidência da entidade. O nome referendado no Congresso realizado em Berlim foi o do ex-presidente e atual secretário de Relações Internacionais da CUT Nacional, o professor João Felício. Nesta edição, o Congresso reuniu 1,5 mil delegados vindos de 161 países.
Felício concedeu uma entrevista recente para o site da CNTSS/CUT para falar sobre este assunto. Para ele é motivo de orgulho e satisfação esta conquista do movimento sindical do país. Também cita que isto se deve ao papel e a presença que o Brasil e o movimento sindical brasileiro tem para o mundo hoje. “Poucos são os países que podem ter orgulho de sua Central Sindical ter crescido tanto. Nenhum país até hoje conseguiu uma presença sindical tão ativa que possibilitasse a eleição de um operário à presidência da República,” destaca.
João Felício fala da importância da CSI, que congrega mais de 180 milhões de trabalhadores, e dos desafios que terá pela frente ao assumir a presidência. Segundo o secretário cutista, a experiência acumulada pela CUT será importante para fortalecer a organização e a unidade da entidade. Para ele, é preciso lutar contra o retrocesso neoliberal que traz para as populações mundiais a perda de direitos adquiridos por meio de muita luta dos trabalhadores. Confira a entrevista dada por João Felício.
Clique sobre a imagem e assista a entrevista:
José Carlos Araújo
Assessor de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado