A CONTRACS (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços) completou, neste 15 de julho, 21 anos de muita luta, de muito debate e também muitas conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras dos ramos de comércio e serviços.
Nossa Confederação representa, em âmbito nacional e internacional, os sindicatos de comerciários e trabalhadores no setor de serviços filiados à CUT. Conseguimos levar os trabalhadores à luta pela redução da jornada de trabalho, o reconhecimento da profissão de comerciário, o fim do banco de horas e do trabalho aos domingos.
Para o presidente em exercício, Romildo Miranda, a data é emblemática.
“A CONTRACS alcança a maioridade com muitas realizações, sempre seguindo o princípio de lealdade e do compromisso. Estou muito feliz em participar da construção desse projeto de defesa do trabalhador. São 21 anos fazendo parte desse coletivo. Essa alegria não é só minha, mas dos trabalhadores que temos na nossa base”, disse Miranda.
A CONTRACS é uma entidade sindical, orgânica à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Nossa história revela uma trajetória persistência para conquistar qualidade de vida, dignidade e ampliação de direitos. Para Miranda, os parabéns também valem para os funcionários da CONTRACS.
“Os companheiros que trabalham pela CONTRACS também fazem parte das lutas e das conquistas. A luta não se faz com decreto, se faz com debate. Inclusive com divergências, o que faz parte do processo democrático”, analisa o presidente.
Para comemorar a data, a equipe da sede, no prédio da CUT, em São Paulo, interrompeu por alguns minutos os preparativos pro seu 8º Congresso, que acontece em novembro, e vestiu a camisa para cantar parabéns.
A CONTRACS agradece a todas as entidades filiadas por ter chegado à maioridade. “Estou consciente de que já fizemos muito e sei que ainda há muito a ser feito”, finalizou Miranda.