Seminário de Atribuições dos Analista e Técnicos do Seguro Social amplia o debate sobre atribuições dos servidores
O Seminário começou com uma exposição sobre gestão por competência no serviço público e a proposta do MPS/INSS é mudar o conceito de Gratificação de Avaliação de Desempenho por Avaliação de Desempenho por Competência.
A Sra. Elizete, Assessora da Secretaria Executiva do MPS, falou sobre a importância do GT e dos temas que estão sendo tratados e que todos estão esperando que toda essa movimentação tragam resultados satisfatórios para a categoria.
O Diretor de RH - José Nunes fez um balanço da situação dos servidores, destacando as preocupações quanto ao alto índice de aposentadorias até 2014, bem como o crescimento nos índices de afastamentos dos servidores por adoecimento; destacou ainda a necessidade de novos concursos e de medidas que protelem as saídas desses trabalhadores.
Em seguida foi a vez da Diretora de Beneficio Laura que fez toda uma exposição sobre o impactos das inovações tecnológicas no INSS e afirmou: "num futuro bem próximo o reconhecimento de direitos do segurado será feito de forma automática, e assim sendo os servidores se transformarão em Gestores de Cadastro" e concluiu: " conseqüentemente surgirão novas demandas e atribuições".
Na parte da tarde os participantes foram divididos em três (03) grupos, para discutir as atribuições de Técnicos e Analistas. Surgiram várias propostas, porém a CNTSS defendeu que: "para atribuições iguais deve-se remunerar igualmente servidores, ou seja, todos que realizam o mesmo tipo de serviço e que tenham as mesmas atribuições têm que receber mesmos vencimentos".
Todas as produções dos grupos de trabalho podem ser acessadas nas paginas eletrônica da CNTSS e do SINTFESP.
Goiânia, 18 de julho de 2011.
Terezinha de Jesus Aguiar.