CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > SINDICATO PARTICIPA DE ATO PELAS 30 HORAS SEMANAIS NA AVENIDA PAULISTA
11/03/2014
O Sindicato participa na sexta-feira, 14 de março, de mobilização na Avenida Paulista, em São Paulo, pela jornada de 30 horas semanais. A regulamentação da jornada de trabalho máxima semanal de 30 horas para trabalhadores e trabalhadoras da saúde é uma bandeira histórica da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social da CUT e seus sindicatos afiliados.
O projeto de lei que trata da regulamentação (nº 2295/00) tramita há vários anos, mas na ocasião em que foi pautado para ser apreciado pelos parlamentares houve movimentos regimentais para que isso não ocorresse, vez que desagrada o setor patronal. Apesar de a presidenta da República, Dilma Rousseff, à época da candidatura ao governo federal, ter se comprometido com esta pauta e mantido sua disposição junto às diversas entidades de trabalhadores da saúde em cumprir a promessa, até o presente momento não houve avanços concretos em direção à aprovação do projeto, que tem entre seus apoiadores também o deputado federal Vicentinho (PT).
A “Campanha 30 horas é o limite: mais emprego, mais saúde para todos” foi lançada em 1996 e reeditada em 2011. Todo esse período de luta demonstrou que o agente mais intransigente contra esta jornada é o setor patronal privado. O setor filantrópico já discute de maneira mais democrática esta pauta junto a seus trabalhadores. As conquistas mais significativas estão presentes no setor publico, onde alguns Municípios e Estados implementaram avanços por meio de legislações específicas. Além da atividade na avenida Paulista várias outras manifestações pela jornada de 30 horas semanais acontecem em outros estados brasileiros no dia 14 de março.
Conteúdo Relacionado