CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > UMA INTERNET LIVRE E DEMOCRÁTICA É TEMA DE DEBATE NO CURSO DA CUT
13/11/2013
Uma grande viagem pelo mundo do ciberativismo e da cultura hacker foi presenteada aos participantes do segundo módulo do Curso de Formação de Formadores em Comunicação, promovido pela CUT - Central Única dos Trabalhadores durante esta semana, de 11 a 14 de novembro. O grande condutor deste debate foi o professor doutor da UFABC – Universidade Federal do ABC, Sérgio Amadeo, e contou com a participação das lideranças sindicais, cerca de 30, vindas de todo o país.
A apresentação sobre o nascimento desta cultura hacker foi esclarecedora por demonstrar que sua proposta não tem nada a ver com que a mídia tradicional vem tentando insinuar a anos. Ao invés do que a imprensa chama de “piratas da cibernética”, os participantes desta forma de pensar são defensores da internet livre e aberta para o controle social. Os supostos invasores de sistema, na verdade, são os crackers, que procuram tirar vantagens com seus conhecimentos avançados em informática.
Clique sobre a imagem e assista a íntegra da entrevista
Mas o que tudo isto tem de importante agora. A questão apresentada pelo professor da UFABC mostra que o sonho pela democratização da internet e a regulamentação dos direitos de uso é fundamental para a manutenção de uma internet livre para todos. Uma das coisas que as grandes empresas e corporações que monopolizam os provedores de internet menos querem ouvir. É por isto a batalha travada entre os segmentos democráticos da sociedade e as grandes empresas sobre a aprovação do Marco Civil da Internet.
Este tema faz parte da entrevista concedida por Sérgio Amadeo ao site da CNTSS/CUT. Amadeo destaca em sua fala alguns dos lemas que permearam o ideário destes sonhadores, os verdadeiros hackers, por uma internet sempre livre e democrática: “compartilhar o conhecimento, que deve ser comum” e “ nós precisamos de privacidade para os fracos e transparência para os poderosos”.
Para finalizar o dia de trabalho, foi discutido o tema ”Política na Rede”, com as participações de Alex Capuano, da Secom da CUT Nacional, e da blogueira Maria Frô. A última atividade foi uma oficina sobre mídias sociais.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado