CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > CNTSS/CUT PARTICIPA DE ENCONTRO DO COLETIVO NACIONAL DE MULHERES/CUT
09/08/2013
Avaliar a conjuntura nacional, discutir os avanços da mulher trabalhadora e pensar numa agenda estratégica para 2014 foram os pontos centrais que nortearam a pauta do último Encontro do Coletivo Nacional da Mulher Trabalhadora da CUT – Central Única dos Trabalhadores. O Encontro, que reuniu representantes de vários estados brasileiros, aconteceu nos dias 25 e 26 de julho, na Capital paulista.
Clique aqui e assista entrevista de Maria Aparecida Faria
Clique aqui e assista entrevista de Célia Regina Costa
Clique aqui e assista entrevista de Maria de Fátima Veloso
Clique aqui e assista entrevista de Vera Carvalho
Na ocasião, a direção da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social foi representada pela secretária de Mulheres, Maria Aparecida Faria, pela secretária geral, Célia Regina Costa, e pela secretária de Relações do Trabalho, Maria de Fátima Veloso Cunha. As representantes da Confederação contribuíram com o debate expondo a realidade de seus Estados, São Paulo e Goias, e a condição da mulher trabalhadora na Seguridade Social.
O encontrou permitiu aprofundar o debate sobre o planejamento da chamada ‘Ação de 2014’. Trata-se de uma grande mobilização nacional com a finalidade de pressionar o governo a atender a pauta das mulheres trabalhadoras. Marcado para ocorrer em 21 de maio, em Brasília, as organizadoras do evento esperam reunir cerca de 30 mil mulheres.
Entre as pautas a serem apresentadas, estão a defesa de mais políticas públicas por igualdade de oportunidades (redução da jornada, fim do fator previdenciário, igualdade salarial e fim do assédio moral e sexual), combate à violência contra a mulher, licença parental e creches públicas de qualidade.
Para a secretária de Mulheres da Confederação, a discussão no Coletivo Nacional é importante por trazer para o conjunto das mulheres o que está acontecendo nos Estados. Este encontro, em particular, teve uma relevância ainda maior por ter permitido pensar coletivamente uma agenda para 2014, um ano que será bem especial para a luta das mulheres.
“A reunião do Coletivo permitiu a reflexão sobre as ações para 2014 de forma a integrar a luta das mulheres da CUT. Esta discussão realizada aqui tem que se multiplicar pelos Estados e nas diversas categorias profissionais. Na CNTSS/CUT, no Ramo da Seguridade Social, nós deveremos aprofundar o que foi decidido aqui durante o planejamento da nova direção da Confederação, marcado para setembro agora. Nele, definiremos ações já para o segundo semestre de 2013”, afirma a secretária.
Opinião semelhante sobre a qualidade do encontro manifesta a secretária Geral da CNTSS/CUT, Célia Regina, que foi secretária de mulheres da Confederação até maio deste ano. Para ela, o resultado das discussões do Coletivo contribuirá também para a discussão na CUT sobre paridade. “O calendário está dado. A CUT tem até 2015 para construir esta discussão e consolidar a paridade. Este encontro nos dará ferramentas para avançarmos nesta agenda. Além, é claro, da reflexão feita para a organização da Marcha das Mulheres”, destaca Costa.
A representante da Confederação e secretária da mulher Trabalhadora da CUT Goiás, Maria de Fátima Veloso, menciona, por sua vez, que a análise de conjuntura também foi um momento de destaque do encontro. “Agora, por meio desta análise, poderemos planejar as pautas de lutas das mulheres em nossos Estados. Na formação diária, estamos preparadas para assumir espaços de poder”, avalia a secretária de Relações do Trabalho da CNTSS/CUT.
Vera Carvalho, secretária de mulheres da CUT Bahia e representante da Confederação, demonstrou entusiasmo com o resultado obtido nos dois dias de encontro. Para ela, “reunir as lideranças estaduais para traçar a pauta de forma conjunta é fundamental para os avanços que queremos conquistar nas lutas das mulheres trabalhadoras de todo o país”.
Confira as próximas agendas divulgadas pela CUT
No dia 21 de setembro, as mulheres trabalhadoras da CUT realizarão ações em todos os estados contra o Estatuto do Nascituro.
Em 26 de setembro, a Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT Nacional organiza o Seminário Nacional sobre o Estatuto do Nascituro. A atividade está prevista para ocorrer em São Paulo.
Em outubro, na capital paulista, a Central fará o lançamento da Ação de 2014.
José Carlos Araújo
Assessoria Imprensa - CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado