Fábio Jammal Makhoul
São Paulo - O Sindicato acaba de garantir mais uma vitória na campanha que reivindica a ampliação da licença-maternidade para seis meses. Desta vez, foi o ING Bank quem aceitou estender o benefício por 180 dias para suas bancárias. Os funcionários aprovaram o acordo em assembléia realizada na terça-feira, 28, e a conquista já entrou em vigor na quarta, 29. O banco ING tem 57 bancários, sendo que praticamente a metade é composta por mulheres.
A secretária-geral do Sindicato, Juvandia Moreira, destaca que o ING foi o terceiro banco a atender à reivindicação do Sindicato. O primeiro foi o Banco do Brasil, seguido pelo VR. A campanha pela licença-maternidade de 180 dias foi lançada em março, dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
“Um mês depois e já garantimos o benefício em três bancos. Mas ainda temos uma longa batalha pela frente, porque até agora a maioria das instituições financeiras ainda não atendeu. A licença de seus meses é de suma importância para as mães e para as crianças e não custa nada para os bancos, já que a despesa com os dois meses a mais pode ser abatida no imposto de renda”, explica, lembrando que o período de quatro meses já é conquista de toda a classe trabalhadora.
Instuções - Para aproveitar a licença-maternidade de seis meses, as bancárias do ING Bank devem solicitar a prorrogação do benefício por escrito. O pedido deve ser protocolado dentro de no máximo um mês após o parto. A conquista também foi garantida para as bancárias que adotarem uma criança.
Além do BB e dos bancos VR e ING, outras duas instituições financeiras já aceitaram a reivindicação do Sindicato e se comprometeram a adotar a licença-maternidade de seis meses para suas funcionárias: o Intercap e o IBI. Para homologar o acordo, os funcionários do Intercap realizam assembléia nesta quinta-feira, dia 29, e os bancários do IBI no dia 5 de maio.
> Licença-maternidade de seis meses conquistada em mais um banco
> Licença-maternidade de seis meses melhora qualidade de trabalho
> "Ficarei mais um pouco com minha filha", diz funcionária do BB
> Licença-maternidade de seis meses no BB
PLR - Durante a assembléia, os empregados do ING Bank também aprovaram o acordo sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Conforme negociado, os bancários terão direito a um benefício de R$ 600, mais a PLR definida na Convenção Coletiva de Trabalho. O acordo também garante uma 13a cesta-alimentação, a ser paga em dezembro.