O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Curitiba e Região, está em campanha salarial 2009/2010 sendo a data base em maio.
A classe patronal recebeu a pauta com as reivindicações, porém apresentou uma contra proposta que não foi aceita pela categoria, em assembléia realizada no último dia 20.
A pauta é composta por vários pedidos, entre eles: Correção salarial de acordo com o INPC do período; aumento real de 10% nos pisos e salários; auxílio alimentação de R$ 220,00 fixos por mês; assistência médica subsidiada, creches diurnas e noturnas com assistência gratuita aos filhos e dependentes do nascimento até completar 06 anos de idade; adicional por tempo de serviço de 2% sobre o salário base do trabalhador por ano trabalhado, entre outras reivindicações.
Considerando as características das atividades que a categoria exerce, o sindicato mantém a bandeira pela jornada de 30horas semanais a todos os empregados da saúde.
O sindicato patronal afirma que a “crise” mundial é o principal motivo pela falta de uma boa proposta de aumento nos salários, mas de acordo com dados do DIEESE, a “crise” financeira não afetou a área da saúde.
Foi grande a participação da categoria na última assembléia, os trabalhadores estão insatisfeitos com as condições de trabalho e salários atuais e pretendem se mobilizar nesta campanha. Ficou decidido aguardar uma nova posição dos patrões para que apresentem uma nova proposta á categoria da saúde.
O SINDESC agendou nova assembléia com os trabalhadores para o dia 04 de junho de 2009, quinta-feira, sendo a 1ª chamada 19h e 2ª chamada 19h30min no Salão Paroquial da Igreja Bom Jesus, em frente à Praça Rui Barbosa, centro de Curitiba. Todos os trabalhadores em estabelecimentos de saúde, hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e medicina de grupo estão convidados a participarem.