Mobilização por plano de carreira reúne 200 servidores da saúde
Ato aconteceu nesta sexta-feira, em frente à Sesa
Cerca de 200 servidores vindos de todo o Estado se reuniram na manhã desta sexta-feira, 29 de maio, em frente à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em um ato organizado pelo SindSaúde/PR. Eles cobram do governo do Estado a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) próprio da categoria. O PCCV é um dos pontos do Plano Estadual de Saúde, elaborado pela Sesa, com previsão de implantação em maio deste ano. Até o momento, o governo não se posicionou sobre o plano de carreira.
Os servidores presentes no ato requisitaram uma reunião com o secretário da Saúde, Gilberto Martin, e o diretor-geral da Sesa, André Pegorer. No entanto, segundo a assessoria da Secretaria, nenhum dos dois se encontrava em Curitiba. Uma comissão formada por diversos representantes das regionais de saúde cobrou do governo uma reunião para a semana que vem para debater o assunto. A data ainda é indefinida.
Conselho Estadual
A manifestação ocorreu enquanto acontecia na Sesa a reunião do Conselho Estadual de Saúde. A diretora do SindSaúde, Elfrida Andreazza, que representa o sindicato no Conselho, pediu a inclusão do PCCV na pauta da reunião. Logo após, o representante da CUT, Marcelo Montala, propôs a realização de uma audiência pública com a presença das secretarias de Estado envolvidas nesta negociação. A proposta foi aprovada pelo Conselho, sendo que o único voto contrário foi da própria Sesa.
PCCV recebe apoio unânime do Conselho Estadual de Saúde
O Conselho Estadual de Saúde se reuniu nesta sexta-feira, 29 de maio, e aprovou por unanimidade uma moção de apoio à implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV) próprio da categoria.
A moção aponta que o PCCV tem respaldo nas deliberações da 8ª Conferência Estadual de Saúde, na Lei Orgânica da Saúde e no Plano Estadual de Saúde. Segundo a coordenadora do SindSaúde, Elaine Rodella, “a proposta do PCCV, que vem sendo debatida com toda a categoria, quer construir o compromisso solidário entre os trabalhadores e os usuários, com o objetivo de melhorar o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.