Nesta segunda-feira (15), comemora-se o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso. A data é dedicada à conscientização da sociedade sobre a importância de ações permanentes na preservação da qualidade de vida da população idosa.
A atuação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), pautada na formulação e no controle da execução da Política Nacional de Saúde, também está voltada para a questão do idoso. O CNS realiza estudos e debates, propõe oficinas e seminários e acompanha a implementação da Política Nacional de Saúde do Idoso e do Estatuto do Idoso.
Informação - O International Network for the Prevention of Elder Abuse (INPEA), em parceria com a Organização das Nações Unidas, elegeu o dia 15 de Junho - World Elder Abuse Awareness Day - como o Dia Mundial de sensibilização da sociedade civil para a luta contra a violência a pessoa idosa.
O principal objetivo do dia 15 de Junho é criar uma consciência mundial social e política da existência da violência contra a pessoa idosa junto com a idéia de não aceitá-la como sendo normal. A ONU reconhece que a violência à pessoa idosa é violação aos Direitos Humanos.