Na manhã de quinta-feira , 02/07 dirigentes e funcionários do SindSaúde, foram impedidos de distribuir o informativo do sindicato para os servidores do hospital Regional de São Sebastião.
O contato com os servidores tinha dois objetivos: levar informações sobre a questão da implantação da promoção e outras negociações com o governo e entregar informativo sobre as denúncias com pedidos de averiguação de situações que ocorrem no Hospital Regional São Sebastião - HRSS -, da Lapa.
Ao chegar ao Hospital, a equipe se deparou com uma série de obstáculos para desenvolver o trabalho sindical até que a direção do HRSS destacou uma chefia para acompanhar a equipe do sindicato. A chefia ‘decidiu’ que deveria tentar acelerar o trabalho do pessoal, mas os dirigentes foram claros e disseram que não tinham pressa, que esperariam pois sabiam que não poderiam atrapalhar o atendimento e o processo de trabalho.
Para perplexidade da equipe, a polícia chegou por ter sido chamada pela direção do Hospital. Não se sabe porque a polícia foi acionada. Até o fechamento desta matéria, o delegado não quis falar com a reportagem.
Cotidiano - Faz parte do dia-a-dia da direção do SindSaúde visitar os locais de trabalho para informar a categoria sobre o que for necessário. Só essa semana, o sindicato foi duas vezes ao HT e também entregou informativo específico. A direção esteve ainda no Oswaldo Cruz e na 2ª Regional de Saúde, entre outros locais. Sem nenhum problema.
A direção do SindSaúde vai notificar a Sesa sobre esse fato, pedindo o cumprimento da lei que garante ao sindicato desempenhar o trabalhos nas unidades da Secretaria. O SindSaúde vai pedir, ainda, proteção para entrar naquele hospital, já que nunca houve qualquer problema em nenhum outro local de trabalho.
O fato só traz uma certeza à direção sindical: temos de persistir em nosso trabalho de defesa dos servidores e do Sistema Único de Saúde, visando sempre ao respeito à legislação, em regime democrático de direito.