A FEM-CUT, a CNM-CUT e os seus 13 sindicatos metalúrgicos filiados realizarão na quinta-feira, dia 23, ato de lançamento oficial da Campanha Salarial do ramo metalúrgico cutista. A entidade promoverá, a partir das 10h, grande ato em frente à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e, na ocasião, o presidente da Federação, Valmir Marques (Biro Biro) e dirigentes dos sindicatos filiados entregarão as pautas de reivindicações aos grupos patronais 2 (máquinas e eletroeletrônicos) e 8 (trefilação, artefatos de ferro, materiais ferroviários entre outros). No dia 22, às 10h30, a Federação entregará a pauta a bancada patronal da Fundição, na Associação Brasileira de Fundição (ABIFA). (Cartaz oficial da Campanha Salarial da FEM 2009)
À tarde, os sindicalistas entregarão as pautas para o Grupo 3 (autopeças, forjaria e parafusos) e para o SINFAVEA (Sindicato Nacional dos Veículos Automotores - Montadoras). O Portal da FEM divulgará diariamente informações sobre o Lançamento da Campanha Salarial.
Biro frisou que o ramo metalúrgico cutista não ficará na defensiva nesta Campanha Salarial. “O nosso ramo sempre foi referência de luta, ousadia e também de organização. É com este espírito de unidade, que todos os nossos sindicatos filiados participarão, no dia 23 de julho, do nosso lançamento e também de todas as rodadas de negociação. Trabalharemos juntos para construir excelentes Convenções Coletivas de Trabalho que contemplem os anseios e interesses da categoria metalúrgica”, frisou.
Base
A FEM-CUT-SP tem 13 sindicatos metalúrgicos filiados em todo o Estado e é a interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com as bancadas patronais. A Federação negocia com sete bancadas: (Montadoras-Sinfavea), Grupo 2 (máquinas e eletrônicos) Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos), Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros), Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros) Fundição e Aeroespacial. As datas-bases iniciam em setembro (Montadoras, Aeroespacial, Fundição e Grupos 2, 3 e 8) e terminam em novembro (Grupo 10). No total, estão na base da FEM em todo o Estado 220 mil metalúrgicos e metalúrgicas.
Bandeiras de lutas da Campanha dos Metalúrgicos da CUT
Reposição integral do índice de inflação;
Aumento real do salário;
Valorização nos pisos salariais;
Redução da jornada de trabalho sem redução no salário;
Liberdade de organização sindical;
Ampliação dos direitos sociais.