A FEM-CUT e a bancada patronal do Grupo 3, que representa os sindicatos patronais dos setores de Autopeças, Forjarias e Parafusos, debateram na manhã desta quinta-feira, dia 30, a definição de um calendário de negociação e prazos para fechar a Convenção Coletiva de Trabalho 2009. A rodada de negociação foi coordenada pelo presidente da FEM-CUT, Valmir Marques (Biro Biro) e a bancada patronal foi representada pelo advogado Drauzio Rangel.
Na rodada, ficou definido que nos dias 10, 11 e 13 de agosto serão debatidas todas as cláusulas sociais consideradas novas, bem como as cláusulas pré-existentes (em vigor na Convenção até o dia 31 de agosto) e alterações na sua redação. (foto: Bancada Patronal do G3 - crédito: Mídia Consulte)
Reajuste salarial e pauta
A discussão sobre as cláusulas salariais e remuneratórias acontecerá entre os dias 18 e 20 de agosto, período que se espera fechar a negociação com a bancada patronal. O G3 é o maior da base da Federação, ao todo são 115 mil metalúrgicos e metalúrgicas em Campanha Salarial e a data-base é 1º setembro.
A pauta de reivindicações da Federação protocolada ao G3, no dia 23 de julho, contém 80 cláusulas pré-existentes, sendo que deste montante 27 a Federação propõe alterações. A entidade também incluiu na pauta mais 29 cláusulas novas.
Base
A FEM-CUT-SP tem 13 sindicatos metalúrgicos filiados em todo o Estado e é a interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com as bancadas patronais. A Federação negocia com sete bancadas: (Montadoras-Sinfavea), Grupo 2 (máquinas e eletrônicos) Grupo 3 (autopeças, forjaria, parafusos), Grupo 8 (trefilação, laminação de metais ferrosos; refrigeração, equipamentos ferroviários, rodoviários entre outros), Grupo 10 (lâmpadas, equipamentos odontológicos, iluminação, material bélico entre outros) Fundição e Aeroespacial. As datas-bases iniciam em setembro (Montadoras, Aeroespacial, Fundição e Grupos 2, 3 e 8) e terminam em novembro (Grupo 10). No total, estão na base da FEM em todo o Estado 220 mil metalúrgicos.
O Portal FEM (www.fem.org.br) noticiará a cobertura de todas as rodadas de negociação da Federação.
Bandeiras de lutas da Campanha dos Metalúrgicos da CUT
Reposição integral do índice de inflação;
Aumento real do salário;
Valorização nos pisos salariais;
Redução da jornada de trabalho sem redução no salário;
Liberdade de organização sindical;
Ampliação dos direitos sociais.