O Conselho Nacional de Saúde (CNS) criou um site em comemoração aos 20 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), reunindo o material produzido nos diversos eventos, palestras e mobilizações realizadas em 2008 pelos Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde. Os encontros tiveram como objetivo celebrar o maior sistema público de saúde do mundo, que atende a cerca de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% dependem exclusivamente desse serviço.
O SUS foi instituído na Constituição Federal de 1988 que definiu, em seu artigo 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado. Ou seja, o sistema foi criado de acordo com as diretrizes de descentralização das ações de saúde, atendimento integral e participação popular, respeitando os princípios de universalidade, integralidade e igualdade.
Ao longo desses 20 anos de existência, o SUS avançou na melhoria do atendimento à população com medidas como o fortalecimento da atenção básica; a ampliação de ações de prevenção a doenças; campanhas de vacinação em massa; o monitoramento dos sistemas de informação e de gestão; e a ampliação no número de trabalhadores em saúde e na participação e no Controle Social dentro dos Conselhos.
Por tudo isso, o SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque garante atendimento igualitário a todos, sem preconceitos.
O site apresenta a história do SUS, os eventos comemorativos divididos por Estados, a legislação e uma biblioteca, com informativos, palestras e textos sobre o tema.
Além disso, é possível participar da campanha de transformar o SUS em Patrimônio da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco), colocando o nome no livro de assinaturas Sou a favor do SUS - Patrimônio da Humanidade.
Há links também para as Caravanas do SUS e para a Carta de Mobilização, assim como para o site do CNS e para o site criado no ano passado pelo Ministério da Saúde, em comemoração as duas décadas do SUS.
Anote o link
http://www.conselho.saude.gov.br/web_sus20anos/index.html