Em greve há 12 dias, os bancários devem decidir pela ampliação do movimento que atinge, segundo o sindicato da categoria, 98% das agências do Banco do Brasil, 90% das agências da Caixa e, em média, 50% das unidades da rede privada, em Salvador. A definição sobre os rumos do movimento acontecerá nesta segunda-feira, 5, em assembleia marcada para 19h, no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários, que fica na Ladeira dos Aflitos.
De acordo com a assessoria de comunicação do Sindicato dos Bancários, não há expectativa para o fim da paralisação, pois não houve avanços nas negociações com o patronato. A negociação entre patrões e empregados, na quinta e sexta-feira da semana passada, não chegou a um consenso, pois a proposta de aumento salarial permaneceu a mesma apresentada no dia 17 de setembro, de 4,5%.
De acordo com o Sindicato dos Bancários, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reúne nesta segunda-feira para discutir a possibilidade de uma nova proposta, que será apresentada para análise do Comando Nacional de Greve, ainda sem data definida.
Abrangência - Na capital baiana, segundo o sindicato, nenhuma agência bancária está funcionando na Avenida Sete de Setembro. Na região do Comércio, chega a 90% o percentual de agências paradas. Também é forte a paralisação na região do Iguatemi/Pituba. Nos bairros, contudo, é mais fácil encontrar agências funcionando normalmente.
Em greve desde o dia 24 de setembro, os bancários reivindicam 10% de reajuste salarial, maior participação nos lucros e resultados, garantia de emprego, mais segurança e melhores condições de trabalho, entre outras demandas.