Twitter Facebook

CNTSS > ARTIGOS > COMEMORAR, REIVINDICAR E CONQUISTAR!

Comemorar, Reivindicar e Conquistar!

Escrito po: • Lucilene Binsfeld, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (CONTRACS/CUT)

03/11/2011

No último domingo (30/10) foi celebrado o Dia do Comerciário. No último domingo (30/10) foi celebrado o Dia do Comerciário. A data foi marcada por eventos promovidos por diversos sindicatos filiados à

No último domingo (30/10) foi celebrado o Dia do Comerciário. A data foi marcada por eventos promovidos por diversos sindicatos filiados à CONTRACS/CUT. Mas para nós, que lutamos diariamente pela valorização da classe e, mais ainda, pelo reconhecimento da profissão de comerciário, a data representa muito mais do que comemoração.

Pesquisa recentemente divulgada pelo DIEESE mostra que as vendas no varejo cresceram 8,9%e que a receita nominal aumentou 13,3%em relação ao quadro apresentado em 2010. São excelentes resultados, reflexos do aumento do poder de compra e da expansão do crédito. A mesma pesquisa indica que houve mais oferta de empregos nesses últimos 12 meses do que nos anos anteriores.

 Esses índices positivos são reflexos do esforço de nossa categoria. Porém, infelizmente, os patrões não reconhecem e nem valorizam estes trabalhadores e trabalhadoras e mostram isso negando o reajuste salarial reivindicado pelos sindicatos. De um lado o aumento das vendas e do faturamento, do outro o não repasse dos reajustes e baixos salários.

 Nossa categoria convive com o problema da terceirização, com a luta pela organização no local de trabalho e pelo fim das longas e abusivas jornadas de trabalho. É o momento de colocar na balança tudo o que foi feito até aqui, rever nossa história de lutas e nossas conquistas; planejar novas estratégias de negociações.

 Com foco no Trabalho Decente, seguimos denunciando problemas no local de trabalho, construindo políticas permanentes para grupos LGBT, para os  jovens, para pessoas com deficiência, nas questões de gênero e de raça, discutindo saúde e segurança, reafirmando nosso compromisso com os trabalhadores e as trabalhadoras.

 Este momento é propício para falar da nossa história. Estamos às vésperas do 8º Congresso Nacional da CONTRACS/CUT. Nos próximos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro, viveremos mais um momento histórico, dessa vez com número recorde de delegados e delegadas inscritos.

 Por isso, companheiros e companheiras, trabalhadores e trabalhadoras, vamos reafirmar a nossa história de luta. Em 21 anos de CONTRACS/CUT, nosso lema segue forte: “Direito não se reduz, se amplia.” E você faz parte dessa história!

 Nosso Congresso vem para definir novas estratégias de luta e erguer novas bandeiras. Porque somos fortes, somos CUT!

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]