Twitter Facebook

CNTSS > ARTIGOS > PRÊMIO DE INCENTIVO PARA OS MUNICIPALIZADOS: VITÓRIA DA LUTA DOS TRABALHADORES DA SAÚDE

Prêmio de Incentivo para os municipalizados: vitória da luta dos trabalhadores da saúde

Escrito po: Presidente do SindSaúde-SP Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo www.sindsaudesp.org.br

27/05/2009

Benedito Augusto de Oliveira

O SindSaúde-SP e os trabalhadores estaduais da saúde no estado de São Paulo vivem um momento histórico! Após 12 anos de luta, conquistaram o Prêmio de Incentivo (PI) para os municipalizados.

O governo paulista deixou de pagar o PI a esses trabalhadores em 1997. No mesmo ano, o SindSaúde-SP entrou com um processo na justiça e organizou a luta, mobilizando categoria, realizando atos de protesto e denunciando o Governo do Estado aos órgãos competentes e em todos os fóruns nos quais esteve presente. A extensão do PI para toda a categoria era um dos pontos recorrentes da pauta de reivindicações.

Em 2006 a justiça paulista reconheceu o direito, porém o Governo recorreu. O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal, última instância judicial, que em 2008 decidiu em favor dos trabalhadores. No dia 25 de maio, finalmente os trabalhadores passaram a receber 50% da gratificação. A batalha continua pelos outros 50%.

Ao retirar parte do salário dos trabalhadores estaduais no processo de municipalização, o Governo do Estado de São Paulo e sua política privatista desestimularam a adesão de muitos trabalhadores estaduais e colocaram em risco a implantação do SUS no estado. Mesmo assim trabalhadores e usuários paulistas continuaram a luta de tal forma que todos, inclusive a elite, têm acesso aos melhores serviços públicos de saúde no estado.

Mais do que uma grande injustiça trabalhista, o que estava em jogo era a integralidade do atendimento - uma das diretrizes do SUS - que deve estar presente também nas relações de trabalho.

Comemoramos essa conquista e continuamos nossa luta. Não somente pelos outros 50% do PI como por cada ponto de nossa pauta em defesa dos trabalhadores e usuários do SUS. Agora nossa luta nacional é contra o projeto de criação da fundação estatal de direito privado que, assim como as organizações sociais de saúde, é um desrespeito ao Controle Social da Saúde que, através do Conselho Nacional de Saúde e da 13ª Conferência Nacional de Saúde, se posicionou contrário a sua criação.

Cabe a cada um de nós, trabalhador da saúde pública, mobilizar todo o país e barrar mais essa vergonhosa irresponsabilidade com nossa saúde.

Nós podemos.
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]