Twitter Facebook

CNTSS > ARTIGOS > SOLIDARIEDADE AOS SOBREVIVENTES DO HAITI

Solidariedade aos sobreviventes do Haiti

Escrito po: Imprensa Cntss/Cut

18/01/2010


•Maria Aparecida Faria


Hoje foi , mais um dia de muitos, onde as manchetes dos jornais ou mesmo os portais da internet, estampam um holocausto que não queremos ver, milhares de corpos amontoados dividindo as calçadas e as ruas, pelo terremoto ocorrido, dia 12 de janeiro, em Porto Príncipe a capital mais pobre da America Latina.

Estamos vivendo mais um momento de terror, desta vez não pela decisão direta dos homens, mas por outra violência, a violência da natureza, que de certa forma dá o seu recado ao planeta

Amanhã estará sendo sepultada, na cidade de Curitiba, o corpo de uma das mulheres mais aguerridas de nosso país, a médica e sanitarista Dra. Zilda Arns, fundadora, coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora da Pastoral da Pessoa Idosa, morta aos 75 anos, vítima do terremoto no Haiti.

Zilda Arns, Conselheira Nacional por mais de 19 anos, teve um papel importante na construção e sustentação do Sistema Único de Saúde (SUS, contribuindo para o fortalecimento do controle social, com uma grande atuação na implantação de Conselhos de Saúde em todo Brasil e na aprovação da Emenda Constitucional nº 29 de 2000.

Nosso governo tem se mostrado bastante solidário e isso pode ser visto pelo comprometimento afirmado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, na reunião ocorrida ontem (14) com o presidente do Haiti, René Preval, onde o Brasil está disposto a gastar o que for preciso para apoiar as vítimas do terremoto.

Essa mesma solidariedade pode ser vista com as nossas catástrofes, como em dezembro em Santa Catarina que deixou várias cidades em alerta e ceifou 120 vidas de todas as idades. Tivemos muitas de lá para cá, dos bairros das periferias da cidade de São Paulo, dos patrimônios históricos, como ocorrido na cidade de São Luiz de Paraitinga, ao desastre da Angra dos Reis, onde milhares de brasileiros se uniram para prestar auxilio.

E é com essa mesma solidariedade que nós da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social , clamamos a todos nossos associados, que se pesquisem nos portais de internet onde estarão sendo recolhidas as doações e que todos possam fazer sua parte e contribuir para minimizar a dor do povo hatiano.

Presidente da CNTSS/CUT
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]