Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > 8º CONESPS DISCUTE DESAFIOS ATUAIS DA CATEGORIA

8º Conesps discute desafios atuais da categoria

06/04/2010

Escrito por: Sindsprev/PE

8º Conesps discute desafios atuais da categoria
O lema do congresso é "Unidos para renovar nossa Luta" e terá como símbolo a Borboleta, que traz dentro de si a transformação necessária para continuar sua existência com todo o esplendor da luta pela vida, esperança e futuro.

No período de 8 a 11 de abril, no Hotel Vila Galé, na cidade do Cabo de Santo Agostinho, será realizado o 8º Conesps - Congresso Estadual dos Trabalhadores da Saúde e Previdência Social de Pernambuco. O lema do congresso é "Unidos para renovar nossa Luta" e terá como símbolo a Borboleta, que traz dentro de si a transformação necessária para continuar sua existência com todo o esplendor da luta pela vida, esperança e futuro.

Durante quatro dias, aproximadamente 300 delegados vão analisar e debater os seguintes temas da categoria: Carreiras da Saúde e Carreira do Seguro Social; avaliação de desempenho na administração federal; negociação coletiva; direito de greve; aposentadoria dos servidores públicos federais e Geap: enfrentamentos e busca de soluções. A partir dessas discussões, será definido um plano de lutas para enfrentar os desafios presentes e futuros.

O Congresso acontece em um dos momentos mais desafiantes para a categoria previdenciária e numa situação particularmente histórica para a organização e as lutas das nossas bases: o INSS vivenciando impactantes medidas de gestão e a Saúde intensas transformações; a regulamentação do direito de greve no serviço público e as dificuldades nos processos de negociação coletiva; a situação dos servidores aposentados e dos que estão em situação de pré-aposentadoria e a necessidade de novas etapas de fortalecimento da organização nacional dos servidores da Saúde e Previdência Social.


Para o coordenador geral do Sindsprev-PE, José Bonifácio do Monte, o congresso será muito importante para o fortalecimento e a organização da nossa categoria. "Vamos nos preparar para os embates que virão, porque o 8º Conesps vai servir como um instrumento de amplos debates e deliberações, apontando os rumos para a luta dos trabalhadores da Saúde e Previdência Social de Pernambuco. A nossa expectativa é que o congresso seja um marco na história dos 21 anos do Sindsprev de Pernambuco".

Programação - O secretário de Relações Internacionais da CUT nacional, João Felício, e o deputado estadual Isaltino Nascimento, farão uma análise da conjuntura nacional no painel de abertura do Conesps, no dia 8, às 19h. No dia 9 de abril, o advogado especialista em Direito Administrativo e Previdenciário e assessor jurídico de entidades sindicais de funcionários públicos federais, Luís Fernando, será responsável por importantes temas congressuais: Carreiras, avaliação de desempenho e aposentadoria dos servidores públicos federais. Neste mesmo dia, à noite, será realizada uma palestra técnica, intitulada "Uma nova frente de luta - a Consultoria Legislativa no Sindsprev-PE", com o advogado e consultor legislativo Wlamir Motta.

No dia 10, estão programadas as seguintes plenárias congressuais: Negociação coletiva e direito de greve no serviço público - situação atual, desafios e perspectivas, com o advogado trabalhista e assessor jurídico do Sindsprev-PE, Cláudio Ferreira e Organização dos servidores públicos federais, com a presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade (CNTSS), Maria Aparecida Godoi. As plenárias temáticas congressuais e os GTs produzirão, em debates dos delegados, as propostas do plano de lutas do 8º Conesps que será deliberado na plenária final do congresso no domingo, dia 11 de abril.

Comissão Organizadora - Eleita em assembléia realizada no dia 18 de dezembro de 2009, a Comissão Organizadora do 8º Conesps é formada por três companheiros da base: Creuza Maria da Silva, Geraldo Matias e Luiz Paulo Francisco. De acordo com Creuza, "foi intenso o trabalho de visitas, reuniões e escolha dos delegados e delegadas ao 8º Conesps nos diversos locais de trabalho". Foram visitadas todas as Agências da Previdência Social (APS) e as unidades de Saúde da Capital, Sertão, Agreste, Mata Sul e Norte.

Wedja Gouveia - jornalista responsável
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]