Parabéns a todos os servidores públicos federais do ramo da seguridade social. Se for preciso faremos tudo de novo!! Estas foram as palavras da presidente da CNTSS/CUT Maria Aparecida Faria, sobre o Ato ocorrido em Brasília, nos dias 30 e 31 de março, onde mais de seiscentos servidores do Ministério da Saúde, da Carreira da Previdência e do Trabalho, vindos de caravanas de nove estados, fizeram diversos atos políticos , reivindicando os acordos assinados com o Governo no ano passado e que não foram cumpridos, entre elas a reabertura imediata de um processo de negociação para revisão da tabela salarial da categoria.
Organizado pela CNTSS e CUT Nacional, o ato também teve como objetivo debater a situação funcional dos trabalhadores da Carreira da Previdência, Saúde e Trabalho (CPST). Outra reivindicação importante é uma ação efetiva por parte do Ministério para combater o assédio moral e o abuso de poder que vêm sendo praticados contra os servidores cedidos ao SUS, que estão sendo alvo de discriminação, perseguição e falta de valorização por parte dos gestores do SUS, principalmente os gestores municipais.
A manifestação teve a participação de vários deputados que demonstraram solidariedade aos trabalhadores da saúde, que reivindicam do Governo Lula a reabertura imediata de um processo de negociação para revisão da tabela salarial da categoria.
Para Terezinha de Jesus Aguiar, SINTFESP-GO/TO e primeira secretária da CNTSS, também com caravana no Ato, a confederação foi assertiva em apostar na convocação dos sindicatos estaduais.” As atividades dos dias 30 e 31 de março e o envolvimento dos parlamentares nessas atividades foi fundamental no processo de reabertura do dialogo com o MPOG”.
“Vale destacar que foi bom demais ver nos rostos de todos os caravaneiros e caravaneiras a alegria estampada, a auto estima manifestada e a esperança de conquistas dias melhores”, finaliza ela.
Tanto para Maria Júlia Reis Nogueira, Tesoureira da Cntss e do Sindsprev/MA, como para a Miraci Astun secretária de Organização da confederação, as mobilizações dos trabalhadores da Seguridade Social nos dias 30 e 31 de março foi extremamente importante para que o Ministro Paulo Bernardo marcasse essa audiência que irá ocorrer no dia 13 de Abril próximo. “ Esta é mais uma demonstração de que, só a nossa organização e a luta é capaz de trazer a vitória. Parabéns a todos que saíram de seus estados para protestar!” finaliza Miraci
“ Fizemos a nossa parte. E qual é a nossa parte? Mostrar para o Governo que quando fazemos uma negociação, quando as entidades assinam um documento como nós assinamos, nós cumprimos. Quem infelizmente não está cumprindo com o que assumiu é o governo federal através de seus ministros. Até agora não temos uma carreira para os trabalhadores da saúde e da previdência e do trabalho, esse é um dos muitos problemas que queremos resolver. Estamos dispostos a isso. Temos mantido nossa participação nos diversos GTs através dos ministérios, mas até agora não temos nenhuma resposta. Através destas atividades ocorridas nos dos dias 30 e 31 de março, mais a participação do nosso companheiro, o presidente da CUT Artur Henrique, conseguimos uma audiência com o Ministro do Planejamento Paulo Bernardo para o dia 13 de abril, às 15:30H. Para essa audiência estaremos formando uma comissão extremamente representativa com dirigentes de cada sindicato de nossa base. Pretendemos e esperamos sair com as respostas que darão conta das demandas que estamos a tempos lutando,” finaliza Maria Aparecida Faria.
Participaram da organização deste Ato vários dirigentes da CNTSS : Irineu Messias de Araújo, Secretário de Comunicação,Sindsprev/PE; Maria Júlia Reis Nogueira ;Tesoureira,Sindsprev/MA; José Cláudio Silva Barreto,Secretário de Relações Internacionais; Sindprev/SE; Miraci Astun, Secretária de Organização da CNTSS; Terezinha de Jesus Aguiar, 1ª Secretária,SINTFESP-GO/TO; Cícero Lourenço da Silva, Secretário de Política Sindical,Sindsprev/AL; Raimundo Rodrigues Cintra,Sindsprev/BA, mais a presidente Maria Aparecida Faria.
Estiveram presente caravanas de nove estados ( SE, PB, BA, AL, SP, GO, MA, MS, RJ) mais DF.
13deabril.pdf