Representantes de oito sindicatos de agentes comunitários de saúde de vários estados brasileiros foram recebidos, esta semana, pelo senador Renan Calheiros, em seu gabinete, em Brasilia, onde o dirigente do Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas, Fernando Cândido, junto com a comitiva agradeceu o apoio recebido para a aprovação do piso salarial . Nesta reunião, foi solicitado ao líder do PMDB, a agilização na regulamentação do piso dos agentes comunitários de saúde e, também, do salário dos agentes de combate às endemias. Renan renovou seus compromissos com a classe e repetiu sua disposição em auxiliar as reivindicações.
Coordenação Nacional dos ACS e ACE-CNTSS-CUT
se reúnem com MNNP-SUS
A Mesa Nacional de Negociação do SUS, composta por representantes dos trabalhadores e dos gestores federal, estadual e municipal que tem como finalidade negociar a pauta nacional dos trabalhadores e intermediar conflitos decorrentes da relação de trabalho, recebeu a coordenação nacional dos ACS e ACE-CNTSS-CUT. O objetivo da visita foi para que a coordenação nacional dos Agentes se apresentasse, afirmasse que compreende que a MESA é um instrumento fortíssimo em defesa dos trabalhadores e pedir pra que a mesma paute a discussão do piso salarial nacional e o PCCS. A secretária executiva da MNNP-SUS, relatou o papel fundamental que a mesa nacional teve na regulamentação da categoria com a EC-51 e a lei federal 11.350, como também afirmou que a mesa já havia tirado uma resolução de que não vai discutir o piso salarial de nenhuma categoria, dada a complexidade do caso, mesmo sabendo da legitimidade do pleito, porém a bancada sindical se colocou a disposição e afirmou que apóia a categoria. A coordenação Nacional dos Agentes vai estudar meios de pressionar a mesa a pautar este assunto.
Comissão Especial realiza Sessão Publica de análise do Projeto de Lei que regulamenta o piso nacional
Os membros da Coordenação Nacional dos ACS e ACE estiveram presentes na sessão pública que analisou o projeto de lei que regulamenta o piso nacional dos agentes. A sessão pública presidida pelo deputado Maurício Rands-PT-PE, contou com a participação do CONAS, CONASEMS, Ministério da Saúde e os deputados que compõe a comissão especial. A sessão foi importante por ter esclarecido várias dúvidas da categoria