O Encontro das Mulheres Trabalhadoras da Seguridade Social, realizado no dia 2 de junho de 2010, no Centro de Convenções do Caesar Park Hotel, Guarulhos/SP, aprovou a constituição do Coletivo Nacional de Mulheres da CNTSS/CUT e os eixos de ação da Secretaria de Mulheres da Confederação.
Participação no Encontro
Participaram do Encontro 79 mulheres e 2 homens, representando 30 entidades sindicais, de 16 estados e do Distrito Federal.
Coletivo de Mulheres da CNTSS/CUT
O Encontro indicou a criação do Coletivo Nacional de Mulheres da CNTSS/CUT, que terá o papel de atuar junto à Secretaria das Mulheres ;através de Célia Regina Costa- Secretária de Mulheres que irá subsidiar e propor ações para os sindicatos do ramo e articular as questões de gênero com as demais secretarias, coletivos e coordenações dos setores da Confederação.
A definição dos critérios de composição do Coletivo buscou contemplar a diversidade de setores e regiões que fazem parte da Confederação, aliada ao número de trabalhadoras/os representadas/os pelas entidades do ramo em cada região. Assim, ficou definida a composição de uma a três representantes para cada região, mais suplentes, de acordo com as características de organização do ramo e geográficas.
Região Centro Oeste
Titular: Maria de Fátima Veloso Cunha (SINDSPREV/GO)
Suplente: Adiney de Moura Matos (SINTSPREV/MS)
Região Nordeste
Titulares: Amara Rejane de Santana Reis (SINDSAÚDE/PE), Lucivaldina Brito da Boa Morte (SINDPREV/BA) e Vera Lúcia Tavares Farias (SINDIPREV/SE)
Suplente: Conceição Maria Vicente (SINDACS/PE)
Região Norte
Titulares: Maria Lúcia Ferreira Marcião (SINDSAÚDE/AM) e Miriam Oliveira de Andrade (SINDSAÚDE/PA)
Região Sudeste
Titulares: Viviane Victor Affonso (SASERJ/RJ) e Ana Lúcia Firmino (SEESP/SP)
Suplente: Maria da Conceição Silva Pimenta (SINDSAÚDE/MG)
Região Sul
Titular: Terezinha Perissinotto (Sindicato Saúde Privada Passo Fundo/RS)
Suplente: Lucimeri Sampaio Bezerra (FENAS)
Eixos de ação da Secretaria e do Coletivo de Mulheres da CNTSS/CUT
O Encontro indicou os eixos das campanhas e lutas que a Secretaria de Mulheres da CNTSS/CUT, juntamente com o Coletivo, devem desenvolver:
Bandeiras transversais
Luta por creches;
Luta por jornada de 30h semanais para todos/as trabalhadores/as da Seguridade Social.
Bandeiras Específicas das Mulheres
Campanha pela equiparação salarial entre homens e mulheres na Seguridade Social;
Desenvolver ações e campanha sobre a violência física e moral contra as mulheres da Seguridade Social;
Ações conjuntas com o Coletivo de Saúde do Trabalhador da CNTSS/CUT sobre questões que afetam as mulheres no ambiente de trabalho;
Que o Coletivo de Mulheres articule com a Secretaria de Formação da CNTSS programa de formação específico para mulheres sobre as questões do ramo (negociação coletiva, etc.);
Campanha pela licença maternidade de 180 dias para as trabalhadoras do setor público (efetivo e celetista) e do setor privado;
Intensificar o debate e as ações sobre a exploração da imagem da mulher na mídia.
Estas bandeiras devem ser incorporadas ao plano de ação da CNTSS/CUT.