Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PROPOSTA DO TRABALHO DECENTE

Proposta do Trabalho Decente

09/09/2010

A solução para um dos maiores problemas do trabalhador (a) da saúde da região do ABC: banco de horas

Escrito por: • Clara Bisquola – Assessoria de Comunicação CNTSS/CUT

Proposta do Trabalho Decente O SindSaúde do ABC, está implantando uma proposta inovadora com o intuito de resolver uma dos grandes problemas dos trabalhadores (as) da saúde da região: o banco de horas .
Entrevistamos o presidente do SindSaúde ABC, Waldir Tadeu David, para falar da Proposta do Trabalho Decente , que além do banco de horas , trás também outros eixos que beneficiam o trabalhador (a) da saúde.

CNTSS - Qual é a Proposta do Trabalho Decente?

Waldir Tadeu David
Desde 2002, quando assumimos o SindSaúde, fizemos várias pesquisas tendo como proposta compreender quais eram as reais reivindicações dos nossos associados. Através desta realidade apresentada, desenvolvemos várias propostas para beneficiar nossos associados, entre elas a proposta do Trabalho Decente.
Essa proposta trás vários eixos e entre eles destacam-se : Banco de Horas, Transporte alternativo; Jornada de Trabalho e o Vale Refeição, que acabamos de conquistar no mês de agosto último. Como não se conquista tudo de uma vez, estamos pegando cada eixo desta proposta e colocando todo nosso empenho para que todas nossas reivindicações tenham sucesso.

O SindSaúde acabou de implantar o Vale Refeição na região...

O Vale Refeição no valor de R$ 11,00 acabou de ser implantando e isso vem de encontro com a proposta de um dos eixos do Trabalho Decente. A maioria dos trabalhadores da nossa categoria são mulheres e até então todos elas levavam sua refeição de casa, a famosa marmita e além de almoçarem em um cubículo , tinha quer ser rápido para dar lugar para a próxima pessoa. Essa era a realidade de nossa região, tanto nas empresas que prestam serviço nos hospitais , como também nas empresas de serviços laboratoriais.
Outra conquista recente de nossa categoria é que recentemente um hospital privado aceitou e concordou com a licença maternidade 160 dias, além disso deu licença paternidade de 10 dias. No ABC , a licença maternidade foi implantada na rede hospitalar publica de São Bernardo do Campo, na privada conseguimos no Hospital Cristovão da Gama, que para nós foi uma grande conquista.

Neste momento qual o eixo da proposta do Trabalho Decente que esta em discussão? Um dos grandes problemas dos trabalhadores(as) da saúde é o banco de horas que trás como consequencia uma grande rotatividade profissional, seja por demissões voluntária ou por processos jurídicos . Como essa questão vem sendo tratada ?

Nós pegamos uma herança muito equivocada e impossível de ser bem gerenciada, tudo ia para o banco de horas e no final do ano revertia em descanso ou salário de horas extras. Para se ter uma idéia, chegamos a ter trabalhador que tinha 1.500 horas no banco de horas. Impossível reverter seja em descansou ou em salário de horas extras. Mesmo que o trabalhador (a) tirasse em descanso, quando voltava tinha alguém em seu lugar ou tinha o inverso, o trabalhador(a) pedia demissão com vistas a ter um bom rendimento por causa do banco de horas acumulado, e ás vezes dava problemas com o empregador, que não demitia para não ter que pagar os encargos da demissão. Algumas vezes deixava o trabalhador descansando em casa, outras vezes forçava a barra para que ele pedisse a conta . Isso tudo gerava frustração no trabalhador e isso revertia no próprio trabalho. Ele por sua vez começava a faltar no trabalho sobrecarregando os que tinham de fazer a mesma quantidade de atendimento e cobrir essa falta. Desgaste geral, doenças e depressão. Isso nos chamou a atenção e começamos a desenvolver um trabalho. Decidimos após muitas reuniões e encontros, criar uma comissão de representação de trabalhadores - OLT - Organização no Local de Trabalho, junto com o empregadores para resolver a questão do banco de horas. Inicialmente temos como proposta limitar a quantidade de horas . A idéia é que esse banco seja aplicado nos picos de maior atendimento de público , nos hospitais ou laboratórios, que normalmente é no alto verão e alto inverno, e nos meses de menor atendimento , esse trabalhador poderá ficar em casa para usufruir destas horas acumuladas sem perda de salário.

Como a OLT com será eleita? Eles serão os gestores para avaliar e analisar este banco de horas em todas as instituições?
Essa comissão será eleita democraticamente e terão também várias outras funções. Com a demanda alta de usuários e as condições de baixo atendimento, pela escassez de hospitais para atender toda demanda da região, o tempo de espera de atendimento em um pronto-socorro para uma consulta, chega a ser de quatro horas. O usuário que esta pagando para ser atendido não quer esperar, ele se sente no direito de ser atendido imediatamente. Ele vai descontar a sua irritação e sua indignação no atendente. Seja por má gestão ou por questões políticas ou questões técnicas, da década de 90 para cá, foram fechados 30% dos hospitais particulares do ABC. A pressão é grande o empregador quanto mais atender mais ganha, mesmo que isso sacrifique o atendente que esta na ponta. Nossa maior preocupação neste momento é dar formação para esta comissão. Nós precisamos ter claro direitos e deveres, o que é nosso e o que é do empregador.

Como e quando vai ser dar essa implantação na região?

Nós temos um prazo que foi estipulado tanto pelo SindSaúde como pelo sindicato patronal, firmado na nossa última Convenção Salarial de 2010/2011, para instalar a OLT, até 31 de dezembro de 2010. Precisamos criar uma proposta que atenda as necessidades para os dois lados.
Temos consciência que a implantação será dada aos poucos. Para que não corramos o risco de nos perder na prática , estamos tendo todo o cuidado porque estamos criando uma nova cultura e precisamos investir bastante em formação para que estes gestores possam dar bons resultados.











  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]