Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CMS: QUEREMOS E DEFENDEMOS UMA CONFERÊNCIA DE VERDADE, NÃO DA FORMA ILEGAL

CMS: Queremos e defendemos uma conferência de verdade, não da forma ilegal

29/11/2010

Escrito por: Fonte – Sind Saúde SP

CMS: Queremos e defendemos uma conferência de verdade, não da forma ilegal O Conselho Municipal da Saúde (CMS) de São Paulo se reuniu no dia 25/11 para denunciar as ilegalidades cometidas pela Secretaria Municipal da Saúde na organização da 15ª Conferência Municipal de Saúde.
O encontro, marcado para acontecer no espaço do Conselho que funciona no 4º andar da Secretaria, precisou ser improvisado no saguão do prédio porque por ordem do senhor secretário a entrada de jornalistas foi proibida. Uma atividade tão corriqueira em qualquer democracia tornou-se um ato de resistência na maior cidade brasileira. Muitos conselheiros se acomodaram no chão.

Uma das questões destacadas pelos conselheiros é que todos são favoráveis a realização da conferência. São contra a forma como a Secretaria está conduzindo o processo para a realização do evento, ignorando a legislação em vigor no país e desrespeitando a autonomia e o papel do conselho.

Segundo um dos conselheiros, a intenção do governo municipal, através da convocação da conferência à revelia do conselho, é de legitimar o processo de terceirização da saúde municipal que os conselheiros avaliam, a partir da experiência, não ter dado certo. A conferência deveria ser um momento de avaliação da saúde no município: ver o que está bom, o que está ruim e aonde se pode avançar. E é exatamente isso que o conselho está sendo impedido de fazer.

Para participar das conferências, eram realizadas pré-conferências onde cada segmento elegia - usuários, trabalhadores e gestores - seus delegados. Agora por meio de portaria o secretário decidiu que os conselhos gestores que quiserem ser delegados devem fazer suas inscrições. O Conselho também tem recebido denúncias de trabalhadores e usuários que estão sendo coagidos a participar da conferência.

O Pacto de Gestão pela Saúde, assinado entre União, estados e municípios, também foi tratado. Dos 645 municípios do estado, o único que não assinou o Pacto foi São Paulo. Uma das razões citada é que o município não apresenta o plano municipal de saúde. Só passaram a prestar contas ao Conselho depois de uma ação impetrada no Tribunal de Justiça. Mesmo assim os gastos não são transparentes. No plano plurianual 2006 a 2009, sem debater com o Conselho, estava prevista a construção de 30 AMAS. Sem se conhecer a origem dos recursos, foram feitos 90.
A 14ª Conferência Nacional da Saúde já está marcada para novembro de 2011. Em março, os municípios deverão realizar a etapa municipal. Até agosto, deve acontecer a etapa estadual. Por causa da situação caótica da saúde municipal, a população paulistana corre o risco de não realizar a etapa municipal e não ter os seus pleitos debatidos, deliberados e encaminhados nas conferências estadual e nacional.

Diante das ilegalidades cometidas pela secretaria, o Conselho Municipal de Saúde solicitou ao Ministério Público o adiamento da conferência e busca o apoio da imprensa e sociedade em geral.

Em pronunciamento na Assembléia Legislativa de São Paulo, o deputado estadual Carlos Neder (PT) questionou a forma autoritária da gestão Gilberto Kassab e do secretário de Saúde, Januário Montone, de administrar a saúde no município. Mais uma vez a lógica do capital prevalece sobre a lógica do interesse público. “De forma antidemocrática, o secretário da Saúde impõe a agenda patrocinada pelo prefeito e ignora instâncias como o Conselho Municipal de Saúde, que tem sido alvo de uma atuação autoritária e impositiva por parte do governo demo-tucano da cidade de São Paulo.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]