Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > MENSAGEM DO MINISTRO DA SAÚDE, ALEXANDRE PADILHA, AOS CONSELHEIROS DE SAÚDE

Mensagem do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aos Conselheiros de Saúde

10/01/2011

Escrito por: Postado por Clara Bisquola

Mensagem do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aos Conselheiros de Saúde
CARTA AOS CONSELHEIROS

Brasília, 04 de janeiro de 2011

Caros colegas, amigos, conselheiros e conselheiras de saúde em todo o país,

É com muita satisfação que recebo da presidente Dilma Rousseff este grande desafio de comandar, em parceria com todos vocês, essa construção coletiva e permanente que é o nosso Sistema Único de Saúde. Chego a esta casa com o entusiasmo de quem sempre se dedicou a luta por uma saúde inclusiva e de qualidade e com o compromisso de trabalhar com afinco para avançar ainda mais nas conquistas até aqui garantidas.

É inegável o progresso alcançado nos últimos anos na percepção do controle social como fator fundamental para a construção de políticas públicas de saúde. O Brasil não teria avançado tanto se não existisse ação coletiva capaz de aglutinar de forma organizada as diferentes representações dos interesses sociais no campo da saúde pública.

A organização de conselhos municipais, estaduais e federal, além de instâncias de controle social e de regulação do sistema de saúde, proporcionada pela edição da Lei 8.142, é uma conquista sem precedentes na história social do país.

Não tenho dúvidas de que o Sistema Único de Saúde criou as condições políticas e técnicas para que a participação cidadã se efetivasse na prática. O fortalecimento do sistema, com a oferta de serviços de qualidade, deve ser objetivo comum e tarefa de todos nós, nas três esferas de governo.

Temos ainda muitos desafios a superar. Acompanhei a importante agenda política construída pelos conselhos durante a Caravana em Defesa do SUS, com um resultado belíssimo, que evidencia o compromisso de cada conselheiro com o aperfeiçoamento do sistema.

Nosso Sistema Único de Saúde foi uma das principais conquistas sociais do processo de redemocratização do país, que possibilitou a inclusão de milhares de brasileiros. A ampliação do acesso e o atendimento de qualidade têm que ser uma obsessão de todos nós.

Para alcançarmos êxito nesta missão, convido os conselheiros e conselheiras em todo o país para a construção de um diálogo permanente em defesa do sistema. Reafirmo minha disposição em participar das reuniões do Conselho Nacional de Saúde e de estar presente nas deliberações do controle social. Neste ano, em especial, em que realizaremos a 14ª Conferência Nacional de Saúde, ressalto a importância do envolvimento de todos para construirmos um grande debate sobre a consolidação do SUS.

O diálogo sempre foi um marca da minha atuação técnica e política. Acredito que só assim conseguiremos melhorar o atendimento e a qualidade do serviço na ponta. Com a união de esforços conseguiremos levar a saúde para o centro do projeto nacional de desenvolvimento do Brasil.

Um grande abraço,

Alexandre Padilha
Ministro de Estado da Saúde

Foto: José Cruz/Agência Brasil
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]