Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT DEFENDE PAUTA DOS SERVIDORES DURANTE 4ª REUNIÃO DA MESA DE NEGOCIAÇÃO NACIONAL ESPECÍFICA DO SEGURO SOCIAL

CNTSS/CUT defende pauta dos servidores durante 4ª Reunião da Mesa de Negociação Nacional Específica do Seguro Social

17/07/2024

Apesar das mudanças que beneficiam o servidor; CNTSS/CUT cobra melhorias nas questões remuneratória e de reestruturação da carreira; Entidades debaterão proposta nos estados e greve deve continuar.

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

Divulgação

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) esteve entre as entidades nacionais representativas dos servidores federais a participar da 4ª Reunião da Mesa de Negociação Nacional Específica do Seguro Social. A nova rodada aconteceu nesta terça-feira, 17 de julho, em Brasília, e foi coordenada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, através de seu Secretário de Relações de Trabalho, José Lopez Feijóo, com as participações do Ministério da Previdência e do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, além das referidas equipes técnicas.

 

A Confederação foi representada por sua presidenta, Maria Júlia Reis Nogueira, seu secretário de Saúde do Trabalhador, Raimundo Cintra,  e pelos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Seguro Social, Assistência Social e Trabalho no Estado de Alagoas (SINDPREV AL) e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência no Estado de Sergipe (SINDIPREV SE), respectivamente, Ronaldo Augusto de Alcântara e Deivid Christian dos Santos, lideranças que acompanham os trabalhos da Mesa.

 

Para esta nova rodada de negociações havia uma grande expectativa por parte das lideranças dos trabalhadores com referência a apresentação de uma nova proposta, haja vista que na última reunião tanto a CNTSS/CUT quanto as demais entidades nacionais se mostraram descontentes com parte do que havia sido apresentado à época, em 03 de julho.  Há ainda a nova condicionante nas negociações a partir da greve nacional dos trabalhadores do INSS deflagrada a partir deste 16 de julho.

 

Leia também:

CNTSS/CUT orienta Sindicados filiados a deflagarem greve no INSS a partir de 16 de julho (terça-feira)

 

Um dos pontos de grande interesse dos trabalhadores dizia respeito a extinção da Gratificação de Atividade Executiva (GAE). Neste caso, a partir da pressão das lideranças já manifestada anteriormente, o governo reavaliou sua decisão e manterá a gratificação. Além disto, colocou todo o percentual de reajuste nos pontos da GDASS. Também houve avanços nos padrões enquadramento das tabelas e incremento nos valores dos steps dos Níveis e entre as Classes, para os servidores do Nível Superior e Nível Intermediário.

 

Divulgação

 

Apesar de o governo apresentar as dificuldades imediatas de alterar o requisito de ingresso para o Cargo de Técnico do Seguro Social para nível superior e garantir a classificação da Carreira como Típica de Estado, se comprometeu a levar estes temas para serem debatidos no Comitê Gestor da Carreira. Com a sua instalação prevista para setembro, o governo se comprometeu que estas discussões devem ocorrer no Comitê com um prazo máximo de seis meses para debates e apresentação de proposta, assim como com referências às demais reivindicações sobre a reestruturação da carreira.

 

Para os representantes da Confederação, mesmo com as novas conquistas, ainda falta o governo observar para este debate a Tabela Remuneratória apresentada na Nota Técnica 13, medida sempre defendida pela CNTSS/CUT. Outro ponto crucial para as lideranças e que o governo se debruce com afinco nos estudos sobre a Carreira do Seguro Social.

 

Leia também:

Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado em todo o Brasil

 

Outras críticas feitas dizem respeito Nota Técnica que inviabiliza a o Nível Superior para Técnico do Seguro Social e que a proposta financeira não atende a reivindicação de diminuição da diferença entre os valores fixos da remuneração e a gratificação produtivista. Estudos apresentados pelas lideranças apresentam caminhos para reduzir esta distorção.

 

Ao final da reunião, ficou acertado que o governo enviará a nova proposta finalizada para as entidades nacionais representativas dos servidores. A ideia é que o documento seja enviado já nesta quarta-feira, 17 de julho. A CNTSS/CUT aguarda este documento para envio às suas entidades nos Estados para que procedam ao debate com os trabalhadores de suas bases. Para tanto, reitera a importância que os trabalhadores participem das assembleias para discussão da proposta e para garantir o fortalecimento da greve deflagrada no último dia 16.

 

 

Clique aqui e veja a íntegra do relatório:

 

Clique aqui e veja a proposta encaminhada pelo governo:

 

Leia também:

CNTSS/CUT participa da 3ª Reunião da Mesa Específica e Temporária do Seguro Social

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]