Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > DIRIGENTES DA CNTSS/CUT ACOMPANHAM ENCONTRO REGIONAL DO SETOR DE SAÚDE DA ISP

Dirigentes da CNTSS/CUT acompanham Encontro Regional do Setor de Saúde da ISP

04/12/2023

Evento, que acontece de 04 a 06 de dezembro, em São Paulo, reúne lideranças de vários países para discutir Tratado da Pandemia, direitos, Plano de Ação e consolidação da Federação Regional

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

Dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) participam, de 4 a 6 de dezembro, em São Paulo, do Encontro Regional do Setor de Saúde promovido pela Internacional de Serviços Públicos,  federação sindical mundial que representa 20 milhões de trabalhadoras e trabalhadores que prestam serviços públicos essenciais em 163 países. A atividade reunirá lideranças de várias entidades internacionais filiadas à ISP.

 

O objetivo do Encontro, segundo seus idealizadores, é permitir um espaço para troca de práticas bem-sucedidas em saúde, assim como fortalecer e expandir as organizações dos trabalhadores em saúde dos setores públicos e privado na busca de preservação dos direitos trabalhistas e sindicais. Há ainda o foco na promoção das práticas em saúde que garantam acesso universal como direito humano e dever do estado, com a formulação de políticas públicas com cada vez mais qualidade.

 

No primeiro dia das atividades, 04/12, os presentes puderam participar de uma oficina, cujo o tema foi “Melhorando o texto do Tratado de Pandemia: atualização e avaliação da estratégia dos trabalhadores na Região Interamérica”. Este tema vem sendo discutido com os ministérios da Saúde e Relações Internacionais visando incorporar as indicações dos trabalhadores à proposta que está sendo elaborada pelo Órgão de Negociação Intergovernamental (INB) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

As entidades filiadas à ISP encaminharam sugestões ao governo federal contendo as observações dos trabalhadores deste setor para o Tratado durante reunião realizada em setembro, em Brasília, com representantes dos dois ministérios. As lideranças, à época, também solicitaram a realização de debates e seminários visando que todo o processo possa ser acompanhado pelos trabalhadores.

 

Na sequência da programação desta segunda-feira, houve a apresentação das políticas de saúde defendidas pela ISP, onde foi possível dialogar sobre as Resoluções do Congresso Mundial 2023, incluindo os diversos aspectos do Plano de Ação.

 

Na manhã do segundo dia de trabalho, 05/12, estão previstos debates sobre “Direitos sindicais e laborais e negociação coletiva no setor saúde”, “Financiamento dos sistemas de saúde: Saúde como direito de todos e dever do estado”, além da apresentação da “Rede sindical da saúde: a experiência Africana”.

 

O período da tarde foi reservado para dialogar sobre o cotidiano dos trabalhadores em saúde. Assim, foi destacado o tema “Estrutura de pessoal de saúde: problemas, soluções alcançadas, migração e qualificação e formação Professional”. A incorporação de novas tecnologias em saúde foi discutida a partir da mesa “Digitalização e o fuutro de trabalho na saúde: a experiência finlandesa/Europeia”. Finalizando os debates do dia, foi aprofundado o Plano de Ação da Saúde.

 

No último dia de atividades, 06/12, foi apresentada a proposta de dialogar sobre o Plano de Ação Regional para o Setor. Além deste tópico, também estão programados debates sobre a estruturação da Federação e o processo de eleições.

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]