Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT: PROPOSTAS DE GREVE E MOBILIZAÇÕES DA ENFERMAGEM EM 29/06 SERÃO DISCUTIDAS NOS SINDICATOS COM OS TRABALHADORES

CNTSS/CUT: propostas de greve e mobilizações da enfermagem em 29/06 serão discutidas nos sindicatos com os trabalhadores

20/06/2023

Confederação envia agenda de lutas definida pelo Fórum Nacional da Enfermagem em decorrência das medidas do STF que colocam dificuldades para cumprimento da Lei do Piso da categoria

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social encaminhou nesta segunda-feira, 19/05, oficio às suas entidades filiadas para apresentar as propostas de agenda de lutas em defesa do piso salarial da enfermagem a ser discutida com os trabalhadores. A programação é resultado das discussões realizadas em reunião com diretores da Confederação, ocorrida no sábado, 17/06, tendo como referência as alterações propostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à Lei do Piso Salarial que prejudicam a categoria.

 

Foi estabelecido que as entidades terão de 20 a 23 de junho para discussão com suas bases de trabalhadores, por meio de assembléias, para deliberar sobre as formas de adesão ao movimento, que pode se dar por meio de atos/mobilizações, paralisação ou greve. A iniciativa de greve para o dia 29 de junho também está sendo levada às suas bases nos Estados pelas demais entidades filiadas ao Fórum Nacional de Enfermagem. Em caso de adesão à greve, os sindicatos devem informar a CNTSS/CUT sobre a forma como se dará, que pode ser por tempo indeterminado ou não.

 

Também ficou estabelecido que a CNTSS/CUT buscará agendas para reuniões com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), assim como protocolar memoriais aos ministros. Outra iniciativa trata-se da tentativa de reuniões junto à Advocacia-Geral da União e ao Ministério Público do Trabalho. Os dirigentes definiram, ainda, que será apresentada uma Moção de Apoio ao piso salarial da enfermagem durante a 17ª Conferencia Nacional de Saúde, proposta para o início do próximo mês.

 

Outro foco de mobilização nesta luta em defesa do piso está na integração e a mobilização dos sindicatos para participação no Ato Nacional, que ocorrerá em Brasília, em 28 de junho, na Praça das Bandeiras, em Frente ao Ministério da Saúde, a partir das 10 horas, que foi aprovado pelo Fórum Nacional da Enfermagem. Na oportunidade, os Estados também realizarão atos em defesa dos direitos da enfermagem.

 

Em publicação divulgada em suas redes sociais, o Fórum Nacional de Enfermagem reafirma a importância da mobilização dos profissionais neste momento. “Participe dos atos e da greve geral na sua região. Procure o seu Sindicato e se integre nas atividades de mobilização e das assembleias que serão realizadas na sua cidade. Não fique de fora desta luta. Piso salarial já!, menciona a publicação buscando dialogar diretamente com os trabalhadores.


As principais críticas aos posicionamentos desencadeados no Supremo Tribunal Federal (STF) pautam-se: na proposta que o valor do piso salarial seja proporcional nos casos em que o trabalho seja inferior a 44 horas semanais,  medida que não consta no texto da Lei do Piso; sugestão de atrelar o pagamento, por parte dos Estados, Distrito Federal, municípios, entidades filantrópicas e hospitais privados que atendam no mínimo 60% pelo SUS, só quando a União disponibilizar os recursos; e a exigência obrigatória de negociação coletiva para o pagamento dos profissionais celetistas.

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]