Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > DIRIGENTES DA CNTSS/CUT ACOMPANHAM ENCONTRO NACIONAL SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE DO SUS

Dirigentes da CNTSS/CUT acompanham encontro nacional sobre Trabalho e Educação na Saúde do SUS

24/03/2023

Evento reuniu, de 21 a 23 de março, governo e entidades do setor da saúde para discutir e definir estratégias a serem realizadas na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

A finalização nesta quinta-feira, 23/03, do Encontro Nacional: Trabalho e Educação na Saúde do SUS representa mais uma etapa do processo de reorganização do Ministério da Saúde. Um dos objetivos estabelecidos já nestes primeiros cem dias de governo é diagnosticar a situação atual e definir estratégias para a reestruturação da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), com foco nas políticas, programas e ações estabelecidos para o trabalho e educação em saúde.

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) esteve entre as entidades representativas dos profissionais de saúde a participar do Encontro realizado presencialmente em Brasília. Compareceram as secretárias de Comunicação e a de Formação, respectivamente, Maria Faria de Godoi e Miriam Oliveira de Andrade, e a dirigente nacional Fernanda Magano, lideranças que acompanham as discussões em saúde realizadas no Conselho Nacional de Saúde (CNS).

 

A abertura do evento, que aconteceu em 21 de março, contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, dos secretários e secretárias do MS, dos gestores e gestoras municipais, de representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), organizações sindicais, conselhos de saúde e instituições parceiras.

 

Em sua fala na abertura do evento, a responsável pela pasta da Saúde no governo federal salientou a importância da criação da SGTES ainda no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, iniciado em 2003. “Tudo isso é muito importante como uma demarcação da prioridade que deve ter esse campo da gestão do trabalho e da educação em saúde, interligados no nosso SUS e, portanto, devem sim, estar representados no Ministério da Saúde. É uma trajetória com muitos êxitos e, os principais deles, se dão quando trabalhamos em rede e quando consolidamos comunidades”, destacou a ministra.

 

Para ela, o Encontro também é “uma demonstração de que queremos trabalhar de maneira integral, não só no que se refere ao cuidado em saúde, mas que se refere ao trabalho na gestão”. Para tanto, avanços estão sendo contabilizados neste sentido. Recentemente, em 20/03, o presidente assinou, durante a retomada do Programa Mais Médicos, o Decreto que institui a Comissão Interministerial da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

 

Programação

 

Na manhã do segundo dia do Encontro, 22/03, foram realizados espaços de discussão com os temas “A constituição de sujeitos na práxis da Reforma Sanitária Brasileira” e “A Gestão do Trabalho e Educação na Saúde: Os novos desafios da SGTES”. O período da tarde priorizou a realização de painéis temáticos sobre “Estado da Arte da Gestão do Trabalho na Saúde no Brasil” e “Estado da Arte da Gestão da Educação na Saúde no Brasil”. O final deste período foi destinado à realização de levantamento e priorização das necessidades de Gestão do Trabalho e Gestão da Educação do SUS.

 

O último dia de atividades, 23/03, ficou destinado para trabalhos em grupo tendo com tema de reflexão “proposição de ações para enfrentamento das necessidades de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde”. O período da tarde contou com uma Plenária Geral, quando foram estabelecidas pactuações finais da oficina. A proposta é que ao final dos trabalhos fossem apresentadas estratégias para contribuir na melhoria e qualificação das ações da SGTES, com o propósito de propor políticas, programas e projetos sustentáveis, que impactem sobre a organização e efetivação do trabalho em saúde nos âmbitos federal, estadual e municipal.

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

* com dados do Ministério da Saúde

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]