Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FEVEREIRO ROXO E LARANJA: MÊS FAZ ALERTA SOBRE FIBROMIALGIA, ALZHEIMER, LÚPUS E LEUCEMIA

Fevereiro Roxo e Laranja: mês faz alerta sobre fibromialgia, Alzheimer, lúpus e leucemia

02/02/2022

Todas essas doenças podem tornar-se muito sérias e, até mesmo, incapacitantes, caso seus diagnósticos não sejam feitos de modo precoce e eficiente

Escrito por: Sindsaúde SP

 

Ao longo deste mês, estão em pauta duas campanhas que buscam conscientizar a respeito de doenças para as quais o dtiagnóstico precoce é muito importante. O Fevereiro Laranja visa alertar para a leucemia, enquanto o Fevereiro Roxo pretende conscientizar a respeito da fibromialgia, lúpus e Alzheimer.

 

Todas essas doenças podem tornar-se muito sérias e, até mesmo, incapacitantes, caso seus diagnósticos não sejam feitos de modo precoce e eficiente. Quanto antes o acometido se tratar, mais os sintomas podem ser controlados.

 

O que são as doenças

 

  • A fibromialgia é a dor e fraqueza muscular generalizada, muitas vezes associada à depressão.

 

  • O Alzheimer é a doença progressiva, que destrói a memória.

 

  • Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, um mecanismo pelo qual o próprio corpo ataca seus tecidos.

 

  • A leucemia é um câncer que acontece devido à mutação genética em que os glóbulos brancos perdem sua função de defesa e passam a se reproduzir de forma desordenada. A doença pode atingir pessoas de qualquer idade, incluindo crianças.

 

Como prevenção contra todas essas doenças, é recomendado adotar hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação balanceada em nutrientes, prática regular de exercícios físicos e dormir oito horas por noite.

 

Há pesquisas que associam o tabagismo à leucemia, por isso é bom evitar o cigarro. Para prevenir-se do Alzheimer, são recomendadas atividades intelectuais que estimulem o cérebro, como leitura, jogos de memória e aprender coisas novas, como um idioma.

 

Já quem tem lúpus deve evitar expor-se ao sol; e para a fibromialgia recomenda-se a prática de parar 10 minutos a cada hora trabalhada para quem faz movimentos repetitivos.

 

Doação

 

A campanha do Fevereiro Laranja tem como objetivo também incentivar a doação de sangue e/ou medula óssea, o que é muito importante para os pacientes com leucemia, pois o transplante de medula é uma das formas de curar a doença.

 

Na pandemia, as doações diminuíram muito, colocando em estado crítico os bancos de sangue e medula pelo país.

 

No Brasil, houve incidência de 10 mil novos casos de leucemia em 2020, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer, sendo 55% de homens e 45% de mulheres, de todas as faixas etárias.

 

A boa notícia é que as pessoas estão conseguindo fazer o diagnóstico mais cedo e, assim, iniciando o tratamento precocemente.

 

PARA SABER MAIS SOBRE ESSAS DOENÇAS:

 

 

 

  • Alzheimer: https://abraz.org.br/2020/

 

 

 

Fonte: https://bit.ly/3GlD0DW

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]