Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT É REELEITA PARA COMPOR CONSELHO FISCAL DO FNDC – FÓRUM NACIONAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

CNTSS/CUT é reeleita para compor Conselho Fiscal do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

21/10/2020

23ª Plenária reúne delegados e observadores e aprova teses, balanço, documento de conjuntura e define Coordenação Executiva, Conselhos Deliberativo e Fiscal e Plano de Lutas para biênio 2020/2022

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, representada por sua secretária de Comunicação, Terezinha de Jesus Aguiar, foi reeleita para compor o Conselho Fiscal do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação para os próximos dois anos. A 23ª Plenária Nacional do Fórum, que aconteceu por videoconferência pela Internet entre os dias 9, 13, 16 e 17 de outubro, também definiu a nova Coordenação Executiva, Conselho Deliberativo, Plano de Lutas, Teses, Balanço da atual gestão e documento de conjuntura no campo da comunicação. As versões finais destes documentos serão divulgadas no portal do Fórum nas próximas semanas. 96 participantes, entre delegados e observadores, contribuíram com as discussões da Plenária.

 

O Fórum, que já completa 29 anos de existência, reúne mais de 400 entidades por todo o país. Estiveram representados na Plenária os comitês estaduais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Pará e entidades nacionais. A CUT – Central Única dos Trabalhadores permanece na Coordenação Executiva ocupando a pasta da Secretaria de Finanças, representada por seu secretário-Adjunto de Comunicação, Admirson Medeiros Ferro Junior (Greg). A Coordenação Executiva é responsável pelos encaminhamentos político e administrativo do Fórum e foi eleita em chapa única por unanimidade dos votos dos delegados.

 

A coordenadora-geral será a jornalista Beth Costa, representante da FENAJ - Federação Nacional dos Jornalistas. A Secretaria Geral do Fórum volta ao comando do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, representada pela jornalista Larissa Gould. A Secretaria de Organização ficará sob os cuidados do professor Luiz Carlos Vieira, representante da CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. A Secretaria de Formação será ocupada pela jornalista Vanessa Galassi, representando o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social. A Secretaria de Comunicação terá a coordenação do jornalista Barack Fernandes, representando a CONTAG - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura. Para a Secretaria Executiva foi escolhido Geremias dos Santos, representando a ABRAÇO – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária.

 

 

Para o Conselho Deliberativo do Fórum, que absorve os representantes da Executiva, entidades nacionais e comitês estaduais, foram escolhidas as seguintes entidades: Clube de Engenharia; Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT); Confederação Nacional dos Trabalhadores/as em Estabelecimentos de Ensino (Contee); Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef); Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN); União Brasileira de Mulheres (UBM); Conselho Federal de Serviço Social (CFESS); Viração Educomunicação; Jornalistas Livres; e os seguintes Comitês Estaduais do FNDC: Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraíba, no primeiro ano, Bahia, no segundo ano, e Pará.

 

Também farão parte do Conselho Fiscal em parceria com a CNTSS/CUT o Comitê do FNDC em Goiás e Comitê do FNDC na Bahia (para um mandato de um ano, alternando com o  Comitê do FNDC na Paraíba, no segundo ano). Os postos de suplência serão ocupados pela Federação dos Trabalhadores em Telecom LIVRE e pelo Comitê do FNDC no Espírito Santo. Assim como as demais instâncias de coordenação do Fórum, o Conselho Fiscal também foi aprovado por unanimidade dos votos dos delegados.

 

Plenária Virtual

 

Respeitando a legislação pertinente para realização de plenárias virtuais, a 23ª Plenária Nacional do FNDC foi pensada em duas etapas. A primeira delas pressupôs a realização de três painéis temáticos, realizados nos dias 9,13 e 16, transmitidos pelo canal do youtube e facebook do Fórum. O primeiro deles, de 09/10, abordou o tema “Acesso à Internet como direito - uma desigualdade escancarada pela pandemia”. Nele foram debatidas “as atuais condições de infraestrutura de acesso à internet, incluindo políticas de universalização do acesso e desafios tecnológicos, como a chegada da tecnologia 5G no Brasil, e o que está em jogo nessa disputa”.

 

O segundo painel aconteceu na terça-feira, 13/10, e permitiu discutir o tema “Liberdade de expressão no cenário de monopólios, discurso de ódio e desinformação”. A proposta foi dialogar sobre as violações à liberdade de expressão no país. Há também o interesse de atualizar as discussões sobre aprovação de um marco legal sobre fake news, proteção de dados pessoais, ataques à comunicação púbica e papel das emissoras de radiodifusão e da mídia tradicional no contexto de degradação democrática que o país vem vivenciando desde o golpe de 2016. O último painel foi agendado para sexta-feira, 16/10, e trabalhou o tema “Vozes da Cidadania - estruturando políticas de comunicação democrática nos territórios”. Procurou discutir  desafios da comunicação comunitária e alternativa e também propostas para políticas locais de comunicação.

 

O sábado, 17/10, foi o momento final da Plenária. Durante o período das 10h00 às 17h00, delegadas e delegados puderam se debruçar e aprovar os documentos de prestação de contas, análise de conjuntura, teses, Plano de Ação e finalizando com o processo eleitoral que definiu a nova Coordenação Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Veja abaixo links das matérias produzidas pelo FNDC sobre todos os dias da 23ª Plenária e os links para acesso ao conteúdo completo das discussões.

 

Textos FNDC:

 

Pandemia escancara déficit histórico de acesso à Internet no Brasil: https://bit.ly/34hd0JQ

 

Lógica do monopólio se estende às plataformas digitais e turbina discurso de ódio: https://bit.ly/2Tb3Gkw

 

Comunicação nos territórios fortalece a resistência democrática à agenda do capital: https://bit.ly/3dNDHcd

 

FNDC elege nova gestão para o biênio 2020/2022: https://bit.ly/3dNDDJv

 

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]