Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNM/CUT DÁ INÍCIO A CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNICAMP

CNM/CUT dá início a curso de Extensão Universitária na Unicamp

12/05/2011

Escrito por: CNM

CNM/CUT dá início a curso de Extensão Universitária na Unicamp Curso "Economia do Trabalho e Sindicalismo" é promovido pela secretaria de Formação da Confederação em parceria com o Cesit/Unicamp. Ao todo são 42 sindicalistas/alunos de SP, MG, SC, RS e do Nordeste. Marcio Pochmann é o professor convidado para a aula inaugural, nesta quinta-feira (12)

Durante o 7º Congresso dos Metalúrgicos da CUT, realizado em 2007, delegadas e delegados apresentaram e aprovaram uma proposta de resolução para que secretaria de Formação da CNM/CUT promovesse o “resgate” do Programa Integrar, que foi um projeto educacional pioneiro e histórico da Confederação, iniciado em 1995.

Baseado nas experiências desenvolvidas anteriormente pelo Integrar e com a proposta de apontar para a construção de uma metodologia na perspectiva do trabalhador, a secretaria de Formação da CNM/CUT dá início ao Curso de Extensão Universitária: “Economia do Trabalho e Sindicalismo”, desenvolvido em parceria com o Cesit/Unicamp - Conselho fundado em 1988 e formado por representantes do Instituto de Economia da Universidade e do Dieese.

“Decidimos promover o curso de extensão com essa temática, após constatarmos que ele se constituiu como referência de formação aos dirigentes que participaram de um projeto semelhante desenvolvido pelo Programa Integrar”, disse o presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres.

Segundo a secretária de Formação da CNM/CUT, Michele Ciciliato, além de concluir uma deliberação do 7º Congresso, a realização do curso é a conclusão de uma etapa importante para a pasta. “Esse curso traz uma bagagem ampla e intensa, capaz de convergir o conteúdo acadêmico da Unicamp com as experiências práticas de cada dirigente”, avaliou.

Objetivos - Para Paulo Cayres, o curso tem como missão contribuir para o aprofundamento e reflexão dos dirigentes sindicais sobre as transformações ocorridas no capitalismo contemporâneo, especialmente sobre as questões associadas ao mundo do trabalho no Brasil e nos países avançados. “É importante entender os limites e as possibilidades que esse novo cenário coloca para o desenvolvimento do país”, disse.

Além disso, o curso também busca ampliar a formação técnica e política dos dirigentes sindicais para atuação em seus sindicatos e federações e, por último, possibilita aos sindicalistas o acesso ao ensino público de nível superior trabalhando em conjunto com as experiências vividas no movimento sindical.

Sobre o curso
Ao todo, são 42 dirigentes sindicais de SP, MG, SC, RS e do Nordeste que participarão das aulas durante sete meses, em uma carga horária total de 360h, sendo 260h presenciais e 100h à distância, com monitoramento de professores do Instituto de Economia da Unicamp.

“Também propomos a realização do curso como forma de aprofundamento e continuação dos cursos de formação de lideranças metalúrgicas, realizado em parceria com o sindicato canadense CAW e o curso de formação de formadores, feito em parceria com o sindicato IF Metall da Suécia”, afirmou Michele.

O primeiro módulo tem início nesta quinta-feira (12), às 17h, com a abertura oficial e aula inaugural com o presidente do IPEA, Marcio Pochmann.

Valter Bittencourt - Imprensa CNM/CUT
Foto - José Alfredo (Michele Ciciliato, da secretaria de Formação da CNM/CUT, que coordena o curso de extensão)
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]