No ultimo dia 23 de maio, no auditório do Ministério Publico Estadual em Nazaré (Bahia) foi realizado o Iº SEMINÁRIO DO SINDACS/BA DE ASSÉDIO MORAL, SEXUAL E MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA NO TRABALHO. A Drª Tânia Bispo fez uma palestra sobre a Vitimização de Agentes Comunitários de Saúde no Âmbito do Trabalho em Salvador.
Também neste seminário, esteve presente a Dra. Carla Soares Psicóloga da UFBA, apresentando a pesquisa que foi realizada, pelos agentes comunitários ACS e ACE nestes últimos meses, onde pode ser constatado o alto índice de violência contra o trabalhador comunitário.
Para se ter uma idéia, de 49 questionários respondidos, houve a denúncia de 212 ocorrências. Estes índices apontam que alguns trabalhadores sofrem violência continuamente, tanto dos superiores como dos usuários.
Os questionários continuarão a serem preenchidos, basta baixar no site do Sindacs/BA www.sindacsba.org.br ou se dirigir até a sede do sindicato e responder o questionário .
“Essa pesquisa é fundamental para que possamos ter uma real definição dessa violência e esse assedio que queremos combater. Dra. Tânia Bispo está fazendo o mesmo estudo para sua tese e o cientista político e companheiro Ivan Sampaio, também presente no seminário, fez um relato sobre a trajetória de luta do Sindacs/BA e afirmou seu compromisso com as batalhas da entidade", afirma Aldenilson Viana Rangel, da Coordenação Geral do Sindacs/BA.
Neste seminário esteve presente toda a Direção Estadual do Sindacs/BA que se comprometeu com essa luta e vai gerar estratégias para acabar com essa violência. No final dos trabalhos, os depoimentos dos Agentes de Saúde, demonstraram o quanto foi importante a realização deste evento e seus desdobramentos.