Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT PARTICIPA DA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS SOBRE COMBATE AO RACISMO QUE SERÃO LEVADAS AO CONGRESSO DA CUT

CNTSS/CUT participa da elaboração de propostas sobre combate ao racismo que serão levadas ao Congresso da CUT

24/08/2017

Coletivo Nacional de Combate ao Racismo da CUT se reúne para debater conjuntura nacional e propor estratégias de luta que serão apresentadas aos delegados cutistas

Escrito por: Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

 

O Congresso Nacional Extraordinário e Exclusivo da CUT – Central Única dos Trabalhadores, que acontece de 28 a 31 de agosto, em São Paulo, trará entre seus pontos de pauta a questão do combate ao racismo. A iniciativa de levar este tema aos delegados do Congresso partiu da SNCR - Secretaria Nacional de Combate ao Racismo da Central, que pretende, com isto, aprofundar o debate tendo como pano de fundo o governo golpista de Michel Temer. Na programação da quarta-feira, 30 de agosto, a Secretaria aproveitará a oportunidade e promoverá o relançamento da campanha “Basta de Racismo no Trabalho e na Vida”, com a finalidade de pensar novas estratégias para serem desenvolvidas nos Estados.

 

Para preparar esta ação no Congresso custista, o Coletivo Nacional de Combate ao Racismo da Central promoveu nos dias 14 e 15 de agosto, também em São Paulo, um encontro envolvendo os representantes de vários Estados. Na ocasião, foi avaliada a conjuntura nacional e pensadas estratégias para o próximo período e para 2018 a serem apresentadas aos mais de 700 delegados custistas. O secretário de Combate ao Racismo da CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social, Robson Gois, representou os trabalhadores da Ramo no encontro e pôde contribuir com a formulação de propostas.

 

No primeiro dia da reunião do Coletivo foi debatida a ADI - Ação Direta de Inconstitucionalidade do Decreto Federal 4887/03, que prevê o reconhecimento dos territórios quilombolas. Observou-se que, se a ADI for julgada constitucional, “o reconhecimento de 2.600 comunidades seria considerado nulo e haveria dificuldade de titulação sem marco legal, o que também pode prejudicar outras 6.000 comunidades que pleiteiam o direito à terra”. A decisão permanece nas mãos do STF – Supremo Tribunal Federal. A mesa de debates contou com as contribuições do deputado Federal Vicentinho (PT/SP), que fez uma avaliação dos posicionamentos do governo no que diz respeito ao Combate ao Racismo, e do advogado Gabriel Sampaio, que avaliou os aspectos jurídicos da ADI e seus possíveis desdobramentos.

 

Clique aqui e veja o vídeo

 

Sobre esta questão, a secretária Nacional da CUT, Maria Júlia Reis Nogueira, destacou os retrocessos do governo ilegítimo de Michel Temer. “Primeiro, o governo Temer congela por 20 anos o investimento em políticas públicas que auxiliam justamente quem mais precisa. Depois, aprova a Reforma Trabalhista, que atinge principalmente a população negra, porque é quem ocupa os piores postos de trabalho e onde se concentra o maior número de desempregados. Por fim, quer passar uma Reforma Previdenciária que atinge em cheio o conjunto da população negra que tem mais dificuldade em ter o trabalho formal”, pontuou.


O dia de trabalho teve ainda a análise sobre a participação da CUT no INSPIR – Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial. A entidade, que também agrega duas outras Centrais brasileiras, desenvolve ações de promoção da igualdade nas relações de trabalho, de combate à discriminação racial na sociedade e de formação de lideranças sindicais. A CNTSS/CUT faz parte da direção do Instituto, sendo representada por Robson Gois. Para ele, as participações da CUT e da Confederação neste espaço são cruciais para consolidar o debate sobre o tema junto aos trabalhadores e a sociedade.

 

A programação do dia 15 de agosto foi dedicada a definição de propostas que farão parte da intervenção da SNCR no Congresso da CUT. A reunião do Coletivo foi bem avaliada pelo secretário da Confederação. Para ele, foi feita uma boa avaliação das medidas tomadas nas CUTs e Ramos nos Estados e sobre a atual realidade de ter que tratar com um governo golpista e reacionário. A colaboração do deputado Vicentinho, segundo Gois, demonstrou que as medidas de Temer não levam em consideração a luta por igualdade racial e que, pelo contrário, quer tirar direitos e conquistas obtidas pelos trabalhadores e movimentos sociais.   

 

Clique aqui e veja o vídeo

 

“Vimos na programação de ontem aqui da nossa reunião do Coletivo que as medidas do governo não sinalizam em nada para políticas de combate ao racismo. Isto tem preocupado muito a gente que atua na defesa deste tema. Precisamos buscar apoio e alternativas para consolidar nossa luta dentro da Central e também no INSPIR. Precisamos unir força contra este governo que a cada dia tira mais direitos e garantias conquistados, conclui Gois.

 

Maria Julia Nogueira menciona que o trabalho do Coletivo de indicação de ações para a Secretaria desenvolver em 2018 foi bem importante e também a preparação para o debate no Congresso da CUT. “De forma imediata, discutimos como é que nós iremos debater a questão racial dentro no nosso Congresso. É preciso levar esta questão para o conjunto dos delegados que estarão lá vindos de todo o país. E aproveitaremos a oportunidade para relançar a nossa campanha “Basta de Racismo no Trabalho e na Vida”. É fundamental que o conjunto dos Sindicatos, Ramos e CUTs combatam o racismo em seus Estados e Regiões,” reafirma a secretária.

 

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa da CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]