Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > III SEMINÁRIO NACIONAL DO FNTSUAS TERÁ REPRESENTANTES DA CNTSS/CUT

III Seminário Nacional do FNTSUAS terá representantes da CNTSS/CUT

16/06/2015

Evento, que acontece em 25 e 26 de junho em Curitiba, tem prazo de inscrições até 20 de junho; perspectivas de atuação e valorização dos cargos dos níveis fudamental e médio serão temas de discussão

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social, por meio de sua secretaria Geral, encaminhou aos seus sindicatos filiados orientações para participação no “III Seminário Nacional do FNTSUAS - Fórum Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Sistema Único de Assistência Social”. A Coordenação Executiva do Fórum determinou como prazo máximo para a entrega das fichas de inscrições, por e-mail ([email protected]), a data de 20 de junho.

 

O Seminário, que acontecerá nos dias 25 e 26 de junho, em Curitiba (PR), no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública, situado à avenida Iguaçu, 880, Curitiba, tem como tema “Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS em cargos de nível fundamental e médio: perspectivas de atuação e valorização do trabalho”. O FNTSUAS é composto pela representação de treze entidades nacionais e pelos Fóruns Estaduais de Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS (FETSUAS).

 

 

O evento é resultado dos debates que o Fórum Nacional tem realizado sobre este tema. A CNTSS/CUT acompanha permanentemente as discussões realizadas sobre a Assistência Social. Margareth Alves Dallaruvera, da direção Executiva da CNTSS/CUT e diretora de Formação Sindical da FENAS – Federação Nacional dos Assistentes Sociais, representa a Confederação no Fórum Nacional, no Conselho Nacional e na Mesa Setorial de Negociação do SUAS.

 

Para Dallaruvera, a realização do III Seminário acontece em um momento importante para a organização dos trabalhadores de nível médio e fundamental do SUAS. Este encontro antecede a Plenária que está marcada para julho. A partir dos resultados do Seminário de Curitiba será possível identificar melhor as necessidades e os problemas para que seja apresentada uma proposta de pauta mais adequada para os trabalhadores destes níveis. “A gente aguarda o que estes trabalhadores têm para trazer de experiências para que possamos acumular e traçar um plano de lutas com pautas para estes profissionais”, destaca.

 

Para assistir a íntegra da entrevista clique sobre a imagem

 

"O governo não convoca concurso público para nível superior. Muitos trabalhadores de nível superior prestam concurso para nível médio e se tornam orientadores ou educadores sociais. Assim são tiradas vagas do mercado de trabalho para profissionais de nível médio. O profissional de nível superior fica assumindo este lugar”, afirma Dellaruvera.

 

A dirigente da Confederação informa que o Fórum encontra-se envolvido também com a formatação do regimento interno da Mesa de Negociação. Em abril foi realizada uma oficina com a participação de técnicos do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos em conjunto com a Comissão da Mesa de Negociação para debater este tema. O resultado deste trabalho foi apresentado na Plenária de Maio. Esta minuta agora deverá ser encaminhada ao governo para ser colocada em prática.

 

“Com o processo de precarização fica cada vez mais difícil organizar os trabalhadores. É preciso que o governo entenda que para implementar a política de assistência social primeiro tem que olhar pela valorização dos trabalhadores do SUAS, com salários dignos, concurso público e sem assédio moral. Os trabalhadores estão acordando mais para este processo de organização por conta dos FETSUAS. Estão surgindo greves onde nunca teve. O Piauí está em greve. O Amazonas e o Rio de Janeiro fizeram greves. Vemos os trabalhadores de vários Estados organizando greves para garantir seus direitos”, declara a dirigente da Confederação.

 

 

Clique aqui e confira as informações no site da FNTSUAS

 

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]