Ontem, dia 06 de julho,em Brasília-DF, ocorreu a reunião da Mesa Nacional de Negociação do SUS. Na pauta dentre outros assuntos foi debatido o programa de formação e “ Qualificação dos Trabalhadores de Nível Médio do SUS” , onde foi apresentado o programa de qualificação e formação dos Agentes de Combate as Endemias, que está em fase de conclusão. No dia de hoje, será debatido as diretrizes de avaliação de desempenho do SUS.
O ponto mais importante e esperado destas reuniões é a reinstalação do Comitê de Desprecarização do SUS. Segundo o diretor da CNTSS e membro da MNNP-SUS, Fernando Cândido existe um compromisso do Ministério da Saúde em pautar as reivindicações da nossa categoria no Comitê. “Foi justamente no Comitê de Desprecarização do SUS que ocorreu a regulamentação de Emenda Constitucional-51, que dispõe sobre a efetivação dos ACS e ACE, um boa experiência que deverá ser seguida”, afirma ele.
Para a Presidenta da CNTSS Maria Aparecida Faria que também esteve presente na reunião, os resultados do grande movimento realizado pela confederação no dia 18 de maio último em Brasília , onde reuniu milhares de Agentes, está surtindo efeito e os sindicatos que compõe a Confederação estão de parabéns.
Esiveram presentes na mesa de discussão os companheiros Renato de Barros, Secretário Geral da CNTSS e Robson presidente do SINDACS-BA