Uma grande festa, tendo a prefeita Maria do Carmo Lara como mestre de cerimônias, marcou as comemorações do Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde, nesta sexta-feira, 8/7, no hall do Centro Administrativo João Paulo II. O SUS Betim (MG) tem atualmente 654 agentes, 241 deles convocados ao trabalho recentemente, que atuam por todo o município visitando as residências dos usuários para implantar medidas visando à prevenção em saúde. O trabalho integra o programa de Estratégia de Saúde da Família (ESP), ex-PSF, cujo número de equipes cresceu de 34 para 51 equipes na atual administração.
O café cultural foi aberto com uma mesa de guloseimas para os agentes e uma apresentação musical com o músico Zulu e os maiores sucessos do “rei” Roberto Carlos. Depois, um grupo de dança formado por estudantes do Programa “Escola da Gente” que oferece educação em tempo integral a milhares de jovens no município - se apresentou em frente ao palco, montado ao lado do auditório do Centro Administrativo. Na programação, a jornalista e poeta Edméia Alves fez ainda a leitura de uma poesia (“Pessoas”) em homenagem ao trabalho das agentes comunitárias de saúde.
Na última terça-feira, os novos agentes comunitários de saúde já haviam sido recepcionados pela prefeita e pela secretária municipal de Saúde, Conceição Rezende, na aula inaugural da oficina de acolhimento, que teve o objetivo de preparar os novos funcionários para o melhor desempenho de suas funções. Além dos novos agentes, outros 150 profissionais de saúde, de diversas áreas, foram convocados ao trabalho nas últimas semanas, representando um reforço de peso para melhorar a qualidade do atendimento na rede pública de saúde em Betim.
No caso dos agentes comunitários de saúde, são todos moradores de Betim que residem nas mesmas regiões onde já trabalham ou vão trabalhar, o que aumenta o vínculo com a população e a eficiência das medidas implantadas. A atuação desses profissionais prevê que, em vez do usuário ter que procurar uma unidade de saúde em momentos de debilidade, um braço do SUS Betim vá antes até o cidadão para evitar que ele fique doente. A diretriz do programa remete àquele velho ditado popular: “Prevenir é melhor do que remediar”.
Comemoração
Na cerimônia de comemoração do Dia Municipal do Agente Comunitário de Saúde foi lida uma mensagem de agradecimento assinada pela prefeita e por seu vice, Alex Amaral. O texto destaca que este profissional é importante por ser um “servidor comprometido com a saúde no município que, no seu cotidiano, constrói e fortalece as políticas públicas governamentais na área da saúde”.
Mas em seu discurso, a prefeita foi além, lembrando a longa luta da categoria para obter o reconhecimento da profissão, o que aconteceu no final da década de 1990, após uma mobilização nacional da categoria. “Na época era deputada federal e acompanhei de perto esse processo. Fico muito feliz que possamos comemorar isso aqui hoje, pois os agentes ganharam o direito de serem reconhecidos como servidores”, destacou.
A secretária de Saúde, Conceição Rezende, também agradeceu a presença de centenas de profissionais. “Temos trabalhado muito pela melhoria do atendimento de saúde em nosso município e já estamos vendo os resultados aparecerem. Parte desse sucesso nós devemos ao trabalho heróico dos agentes comunitários de saúde”, completou.
Também prestigiaram o café cultural o secretário de Governo, Renato Siqueira, e a deputada estadual Maria Tereza Lara. Esta última destacou o fato da grande maioria dos agentes comunitários de saúde ser mulher. “São verdadeiras guerreiras que lutam diariamente por um mundo mais fraterno e mais justo. E para isso ser possível, é preciso garantir primeiro a saúde de todos os cidadãos”, apontou.
Em clima de confraternização, a prefeita chamou ao palco vários profissionais que comandam setores estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, apresentando-os sobretudo para os 241 novos agentes. “São com eles que vocês podem contar no melhor desempenho de suas funções. Neste trabalho, vocês acabam se envolvendo na vida das pessoas, presenciando momentos felizes, mas também momentos tristes. Ajudar as pessoas nos momentos de dificuldade, visitar um doente, é uma forma de caridade”, lembrou a prefeita, citando uma passagem da Bíblia.
“Vocês visitam as pessoas em seus lares, e todas as pessoas têm sentimentos. Eles podem ser bons ou ruins, mas há uma regra que é universal e vocês têm que ter em mente sempre no início de mais um dia de trabalho: as pessoas gostam de carinho, de serem bem tratados. Tratem o cidadão com respeito e eles retribuirão. Tratar as pessoas bem pode ser considerada até o início de uma boa terapia de saúde”, lembrou a prefeita. Por fim, Maria do Carmo puxou um “parabéns pra você” dedicado a todos os agentes comunitários de saúde em seu dia.
Novos e velhos agentes demonstram alegria e motivação com o trabalho
Entre os presentes, o clima era de alegria e motivação com o trabalho, sobretudo entre os novos agentes, convocados ao trabalho recentemente. “Eu gosto de lidar com pessoas, tenho paciência, carinho, como a prefeita destacou. Estou muito animada para começar a trabalhar e acho que vou ser um sucesso”, afirma Vanessa Alves Silveira, 24 anos, que vai trabalhar na região de Citrolândia.
Vanessa foi ao Centro Administrativo acompanhada de duas amigas, também novas agentes selecionadas para a mesma região: Raquel Coelho dos Santos, 33 anos, e Gislene Almeida Batista, 39. “Estava desempregada há dois anos e esta é uma oportunidade que vai mudar minha vida. Quero passar essa felicidade para as pessoas que vou visitar. Vou me dedicar ao máximo”, destacou Gislene. “Será uma oportunidade de ajudar no desenvolvimento da minha cidade. Estou muito orgulhosa. Lidar com pessoas é difícil, mas o mais importante é respeitar o jeito de cada um”, receitou Raquel.
Mesmo os agentes comunitários de saúde mais antigos esbanjavam motivação durante o café cultural realizado no Centro Administrativo. É o caso de Lucinéia Lopes Moreira Santos, 30 anos, que desempenha esta função desde 2001, no Jardim Teresópolis. “Cuido de 160 famílias e tenho o maior prazer de saber tudo da vida deles. Sinto-me parte das famílias e o carinho que recebo deles, sobretudo dos mais idosos, não tem preço”, apontou.
Também presentes ao evento, Luciene Silva de Oliveira, 41 anos, e Claudete Aparecida Santos, 49, trabalham como agentes comunitários de saúde na região da Cidade Verde, atendendo especificamente os moradores do Conjunto Habitacional Morada do Trevo, do outro lado da rodovia. “Eu gosto demais do que faço. As crianças me chamam de tia. São muitos problemas para resolver, alguns até que não dizem respeito à saúde, mas para tudo damos um jeito, com pelo menos uma palavra de apoio ou de consolo”, conta Luciene.
“O melhor de tudo é que nosso trabalho é um trabalho em equipe, já que contamos com o apoio de outros profissionais, como médico e enfermeiro. Nós temos a oportunidade de discutir os casos, encontrar a melhor solução e aprender um pouco mais a cada dia”, afirma Claudete.
Fotos - Janice Drumond
Legendas das fotos:
Foto 1086 - A prefeita Maria do Carmo Lara acompanha as apresentações artísticas ao lado dos ACSs
Foto 1095 - Os ACSs ouvem o discurso da prefeita Maria do Carmo Lara
Foto 1127 - A prefeita Maria do Carmo Lara conversa com os ACSs
Foto As três novas agentes, Gislene, Vanessa e Raquel