Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT PROPÕE INTENSIFICAR A PARTICIPAÇÃO DE ENTIDADES FILIADAS DURANTE A SEMANA DO PLEBISCITO POPULAR SOBRE A REFORMA POLÍTICA

CNTSS/CUT propõe intensificar a participação de entidades filiadas durante a semana do plebiscito popular sobre a reforma política

28/08/2014

Indicação é que os Sindicatos e Federações ampliem as formas de integração na campanha que terá seu ápice agora de 1º a 7 de setembro

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

 

A semana que se aproxima traz uma agenda importantíssima para a classe trabalhadora. Trata-se da realização, entre os dias 1º a 7 de setembro, do Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político – conhecido como Plebiscito da Reforma Política. Neste período milhares de urnas serão espalhadas pelo país para que a população vote sim ou não à seguinte pergunta: “Você é a favor da convocação de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”. A meta dos organizadores é que seja atingida a marca de 10 milhões de votos.

 

A CUT Nacional convoca todas as entidades filiadas para participar ativamente do Plebiscito. A campanha também está sendo realizada por centenas de entidades do movimento social do campo progressista. A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social também manifesta seu apoio ao Plebiscito e indica que todos os seus Sindicatos e Federações devem procurar a CUT de seu Estado para potencializar as ações que serão realizadas na condução desta importante campanha.

 

Para intensificar a participação popular no processo de votação, os organizadores do plebiscito criaram um sistema de voto por meio da internet. Durante toda a semana, o site (www.plelbiscitoconstituinte.org.br) terá uma ferramenta autenticadora de coleta de votos. Garantindo a lisura do processo, esta “urna virtual” garante o voto de pessoas devidamente identificadas e não permite o voto em duplicidade.

 

Neste site também é possível ter acesso a orientações fundamentais sobre a campanha, tais como: procurar um Comitê Popular; criar um Comitê Popular; multiplicar a ideia e como contribuir com o Plebiscito. Também é possível ter acesso a todas as informações produzidas sobre o Plebiscito, além das peças publicitárias sobre a campanha. Há um amplo material de divulgação para ser utilizado pelos comitês.

 

Plebiscito

 

A campanha, que foi lançada em 15 de novembro de 2013, vem mobilizando a sociedade através de debates, publicações, ações de rua, entre tantas outras formas de divulgação. Os organizadores do plebiscito esperam ocupar todos os espaços da sociedade – as ruas, os bairros, escolas, igrejas, universidades, sede de partidos políticos, entidades não governamentais etc. – para que ocorra o dialogo com a população sobre a realização de uma Constituinte exclusiva e soberana voltada para reformar o sistema político brasileiro.

 

O Plebiscito Popular é uma forma de pressionar os poderes públicos a levar em consideração a vontade de milhões de brasileiros que devem se expressar durante o plebiscito. É uma ferramenta de consulta na qual os cidadãos votam para aprovar ou não uma questão. Em particular, neste caso, o grande questionamento está centrado no fato de que o atual sistema político brasileiro está desgastado e não representa os interesses da classe trabalhadora.

 

O plebiscito vem como uma forma de revigorar o processo político desenvolvido no país. A visão conservadora, exposta principalmente pelos meios de comunicação, quer fazer com que a população fique descrente da política, considerando-a uma atividade menor. É preciso fortalecer mecanismos de valorizem a participação popular e também seus representantes escolhidos de forma direta.

 

De acordo com os organizadores do Plebiscito, hoje o Congresso Nacional possui uma composição extremamente desfavorável para os trabalhadores: “mais de 70% de fazendeiros e empresários (da educação, da saúde, industriais etc.) sendo que maioria da população é composta de trabalhadores e camponeses; 9% de Mulheres, sendo que as mulheres são mais da metade da população brasileira; 8,5% de Negros, sendo que 51% dos brasileiros se auto-declaram negros; Menos de 3% de Jovens, sendo que os Jovens (de 16 a 35 anos) representam 40% do eleitorado do Brasil.”

 

Mais informações podem ser obtidas no site: www.plebiscitoconstituinte.org.br.

 

 

José Carlos Araujo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]