Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINDSAÚDE SP: GOVERNO ALCKMIN NÃO CUMPRE ACORDO, SAÚDE VAI PARAR A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA, 26/05

Sindsaúde SP: governo Alckmin não cumpre acordo, saúde vai parar a partir desta segunda-feira, 26/05

26/05/2014

Os trabalhadores da Saúde, que já realizavam paralisações regionais, estão cumprindo a deliberação da assembleia de 7 de maio - greve a partir de hoje, 26 de maio

Escrito por: SindSaúde SP

 

 

Novamente o governo do estado, além de não cumprir o compromisso de pagar igualmente o Prêmio de Incentivo (PI) para todos os trabalhadores da Saúde, mais uma vez dividindo a categoria, não honrou o pagamento do PI dos trabalhadores administrativos prometido para este mês de maio.


Foi acordado que este pagamento seria feito até o dia 23. Foi até provisionado. O trabalhador pôde consultar e imprimir cópia do holerite no site da Prodesp. No entanto, o pagamento não saiu no dia 23. Foi ilegalmente suspenso.


A data base da categoria é 1º de março. A lei, aprovada em 2006, mais uma vez não foi cumprida pelo governo do estado.


Entre os pontos da pauta da Campanha Salarial, estão: reposição de 41,55% das perdas salariais de 2007 a 2014; aumento real dos salários de forma linear; reajuste do vale refeição de R$ 8,00 para R$ 31,00; encaminhamento do projeto do novo PI, que estende essa gratificação, criada em 1994, para 13º salário, 1/3 das férias e aposentadoria; aumento no PI para todos da Saúde e transparência no uso da verba Fundes, de onde sai os recursos para o PI. Também falta estender o direito à opção pela jornada de 30 horas aos administrativos municipalizados e autárquicos.


O SindSaúde-SP tem se reunido periodicamente com os representantes do governo Alckmin.


Após a greve de 47 dias da saúde em 2013, caiu o secretário da Saúde, Giovanni Cerri. Assumiu David Uip com promessas de discutir a valorização salarial da Saúde e encaminhar o projeto da jornada de 30 horas sem redução salarial para os administrativos da saúde em cumprimento de um acordo de 1997. 


A jornada de 30 horas foi encaminhada no ano passado, porém como opção, com perdas salariais e deixando de fora parte da categoria – os municipalizados e os autárquicos (Sucen e HC São Paulo e Ribeirão Preto). Mesmo assim parte da categoria optou pela jornada de 30 horas, uma bandeira histórica da categoria. 


Em março, parte da categoria conquistou reajuste de até 119% no PI. Foi uma vitória tendo em vista o arrocho salarial do funcionalismo estadual. Porém ficaram de fora os administrativos e os autárquicos. O Governo também não divulgou tabela dos valores. 


O projeto do novo Prêmio de Incentivo, estendendo essa gratificação para 13º salário, 1/3 das férias e aposentadoria, que tramitou pelas secretarias de estado desde o ano passado, está novamente parado na Casa Civil.


Com a pressão dos trabalhadores administrativos, o Governo Alckmin prometeu o reajuste no PI para pagamento no dia 23 de maio. Não pagou e de novo anunciou outra data para o pagamento - 28 de maio.


Os trabalhadores do Iamspe, vinculados à Secretaria de Gestão Pública, também deliberaram greve a partir de 9 de junho, caso o Governo não pague o reajuste da gratificação equivalente ao PI até dia 6 de junho.


Diante de tantas promessas, da falta de transparência – o Governo também não divulgou a tabela dos novos valores do PI -, do descaso e desrespeito com os trabalhadores e usuários da Saúde no estado de São Paulo, os trabalhadores da Saúde, que já realizavam paralisações regionais, estão cumprindo a deliberação da assembleia de 7 de maio - greve a partir de hoje, 26 de maio, por aumento de salário já para todos da saúde, aumento do vale refeição, encaminhamento do projeto do novo PI, transparência no uso da verba Fundes, entre outros pontos da pauta de reivindicações, e em protesto pela falta de respeito do Governo Alckmin com o trabalhador da saúde. 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]