Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT CONQUISTA VITÓRIA E RECUPERA DIREITO À DPNI E VPNI

CNTSS/CUT conquista vitória e recupera direito à DPNI e VPNI

17/04/2014

Governo garante enviar ao Congresso Emendas à MP 632 que regulamentará, em definitivo, a DPNI/VPIN dos servidores do INSS, Previdência e Saúde, resultantes dos acordos de greves de 2003 e 2005

Escrito por: Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT

 

A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social conquistou uma importante vitória para os servidores públicos federais dos Estados do RJ, GO, AL, SE, MS, PE, DF e PB. Depois de intensa discussão com o governo federal, os representantes do Ministério do Planejamento admitiram, em reunião realizada na quarta-feira, 16/04, em Brasília, ser de natureza diferenciada  as gratificações da DPNI – Diferenças Pessoais Nominalmente Identificada e VPNI – Vantagens Pessoais Nominalmente Identificada dos  servidores. Com isto, irá regulamentar, em definitivo, essas parcelas salariais que foram  frutos de acordos de greves de 2003 (INSS) e 2005 (Previdência e Saúde). A proposta fará justiça aos trabalhadores que tiveram descontados desde janeiro deste ano os valores referentes estas gratificações em seus contracheques.

 

A medida foi anunciada pelo secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Sergio Mendonça. Também estavam presentes à reunião representando o governo a secretária adjunta da pasta, Edina Maria Rocha Lima, e Vladimir Nepomuceno, assessor de gabinete. De acordo com Mendonça, o governo apresentará emendas à Medida Provisória 632, de 24/12/2013, que garantirão o recebimento permanente dessas parcelas salariais, que será denominada Diferença Individual.  (veja teor completo da emenda publicado abaixo).

A avaliação é que não haverá problemas para aprovação no Congresso Nacional da proposta apresentada pelo governo. A notícia divulgada pelo secretário foi avaliada como positiva pelos representantes dos trabalhadores. Porém, os dirigentes da Confederação destacaram a necessidade que seja apresentada uma proposta que garanta a retroatividade no ressarcimento dos valores descontados dos servidores.

 

A uma avaliação que a tramitação da MP poderá se estender até o final do semestre, com as gratificações sendo revistas a partir de junho ou julho, acarretando um prejuízo muito grande aos trabalhadores, o que foi objeto discordância por parte dos representantes dos servidores durante a reunião. Por conta disto, uma nova rodada de negociação acontecerá na próxima terça-feira, 22 de abril.

 

Para o presidente da CNTSS/CUT, Sandro Cezar, a reunião foi boa, pois permitiu ser dado o primeiro passo para o restabelecimento da DPNI e da VPNI para os trabalhadores das carreiras da Previdência, Saúde e do Seguro Social. “O aspecto importante é que a solução apresentada pelo governo remete a uma situação definitiva. Acaba, assim, com a possibilidade de judicialização contra os trabalhadores. Com ela, ocorre a impossibilidade de que o TCU – Tribunal de Contas da União venha a retirar novamente os direitos dos trabalhadores. Falta agora equacionar o pagamento retroativo dos valores descontados, que esperamos poder resolver este assunto na reunião da próxima semana”, destaca.

 

Clique sobre a imagem e assista a entrevista

 

De acordo com Mauro Plácido Ribeiro, que também representava a Confederação e o Sindsprev PB, a redução destes valores, principalmente para os trabalhadores do Nordeste, era uma situação que se arrastava há algum tempo. A CNTSS/CUT já havia se reunido com os representantes do Ministério em outras oportunidades para debater este problema. “Hoje o governo reconheceu que houve um erro em descontar estes valores. E a realização deste acordo com a apresentação das emendas evitará que tenhamos problemas futuros com a CGU e AGU. Vejo que demos um passo a mais para que cheguemos a um final feliz nesta questão. Estamos confiantes que na próxima semana também poderemos celebrar um acordo que garanta o pagamento dos valores descontados de forma a garantir a retroatividade,” conclui.

 

Também estavam presentes à reunião representando a direção executiva da CNTSS/CUT, Célio dos Santos, José Bonifácio do Monte e Mauro Plácido Ribeiro; pelo Sindsprev PE, Irineu Messias; pelo Sindsprev PB Heleno Teixeira e Aurelino Souza; pelo Sintsaúde RJ,  João Ribamar. O deputado federal Paulão (PT AL) e os deputados estaduais  Ronaldo Medeiros (PT/AL) e Isaltino Nascimento(PSB/PE), além do  vereador do Recife, Luiz Eustáquio (PT) que é também dirigente do Sindsprev PE, participaram do encontro.

 

José Carlos Araújo

Assessoria de Imprensa CTSS/CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]