CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT PARTICIPA DO VII ENACOM - ENCONTRO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO DA CUT
02/04/2014
A CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social acompanhou, de 26 a 28 de março, o VII – ENACOM – Encontro Nacional de Comunicação da CUT Nacional. Realizado em São Paulo, Capital, o Encontro teve a participação de cerca de 80 lideranças vindas de todos os Estados. A Secretaria de Comunicação da CUT Nacional (Secom) definiu como eixo central para o evento a “Comunicação e os desafios de 2014”.
Assim, temas como nova lei das Comunicações, o papel das redes sociais e comunicação pública foram debatidos durante o evento. O VII Enacom, conforme define a própria organização do encontro, teve “como objetivo principal o fortalecimento e ampliação da rede de comunicação independente que se consolida através dos meios criados e difundidos pelos movimentos sociais e por profissionais e intelectuais progressistas”.
O Enacom foi pensado em duas etapas. O primeiro momento do encontro foi destinado a realização de painéis com a apresentação de convidados. Assim, foram montadas mesas de debate sobre “Grandes eventos no Brasil e o papel da Comunicação”; “Comunicação e luta de classes”; “Comunicação e contra-hegemonia”. O momento posterior foi dedicado à discussão sobre o “Plano Nacional de Comunicação da CUT Nacional”.
Um dos pontos que marcou a dinâmica do Encontro já no primeiro dia foi a aprovação no Congresso Nacional, no dia anterior (25/03), do Projeto de Lei do Marco Civil da Internet. A CUT e suas entidades filiadas, assim como diversos setores sociais progressistas, estavam em mobilização constante para ver aprovado este projeto junto ao Congresso Nacional. Foi um momento de muita comemoração e de expectativa para o próximo passo, que é a votação no Senado.
Clique sobre a imagem e assista a entrevista
Rosane Bertotti, secretária de Comunicação da CUT Nacional, coordenadora do encontro, concedeu uma entrevista para o site da CNTSS/CUT falando sobre a vitória conquistada com a aprovação do Marco Civil da Internet, mas também destacou a mobilização para colher assinaturas para o PLIP – Projeto de Lei de Iniciativa Popular sobre Mídia Democrática. Um projeto em que a CUT e muitas outras entidades do campo progressista estão se empenhando para ver aprovado.
Em sua entrevista, Bertotti fala sobre a questão da comunicação como uma das prioridades da CUT. “A comunicação faz parte da estratégia de organização da CUT. O encontro está acontecendo em um momento privilegiado da política e da economia do país. É muito rico poder debater a comunicação de uma Central que comemorou seus 30 anos com uma base de representação a partir do mundo do trabalho e que tem uma discussão sobre um projeto para o país. Esta é a importância estratégica deste encontro que está reunindo representações de todos os Estados, das várias categorias e ramos da CUT.”
Ainda sobre a aprovação do Marco Civil da Internet, Rosane fala que “é uma demonstração da capacidade democrática de se construir um Marco com a participação social e que garante princípios importantes para o uso da internet. Também é uma demonstração da ação política do governo federal ao conseguir aprovar o Marco, mas, principalmente, da capacidade de organização da sociedade civil e de toda sua rede de internautas.”
Clique sobre a imagem e assista a entrevista
Durante o evento, o blogueira Conceição Oliveira, do Blog Maria Frô, concedeu uma entrevista ao vivo para o programa de Rádio da CUT falando sobre a importante vitória conseguida com a aprovação do Marco Civil da Internet. De forma descontraída, a entrevista foi dada com grande entusiasmo por parte da entrevistada, mesmo sentimento que tomou conta da plateia formada pelos participantes do encontro.
A blogueira destaca, entre outros pontos, que “foi fundamental a aprovação no Congresso Nacional do Marco Civil da Internet. Com ele, os princípios de neutralidade, liberdade de expressão e privacidade foram respeitados. Os movimentos sociais e os de comunicação tiveram um papel importante para aprovação do Marco da Internet. É como se o projeto fosse a Constituição que referenda todas as formas de utilização da Internet. Foi uma grande vitória para a sociedade manter a internet democrática como ela sempre foi”.
Veja os textos produzidos pela CUT Nacional sobre o Encontro:
Clique sobre os títulos e veja os textos das matérias.
CUT precisa unificar mídias e investir na formação dos trabalhadores da comunicação
Sindicatos precisam de linguagem popular e rede nacional para se comunicar, dizem debatedores
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado