CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CNTSS/CUT REPRESENTA TRABALHADORES DA SEGURIDADE SOCIAL EM ATO DOS SERVIDORES FEDERAIS REALIZADO EM BRASÍLIA
06/02/2014
Servidores federais dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – estiveram reunidos nesta quarta-feira, 05/02, em frente à sede do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília, em ato para divulgar a Campanha Salarial de 2014. Compareceram à manifestação marcada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais, entidade que a CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social faz parte, trabalhadores de vários Estados para demonstrar ao governo federal a disposição para lutar em defesa das cláusulas presentes na pauta de reivindicação das categorias.
Por conta da mobilização e pressão dos servidores, ficou acertado que uma Comissão seria recebida por assessores da Secretaria Executiva Planejamento e pelo secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça. A Comissão, formada por representantes das Centrais Sindicais e de Entidades Nacionais, cobrou do governo mais empenho e diálogo para agilizar a negociação com os trabalhadores.
Maria Júlia Nogueira fez parte da Comissão como representante da CUT Nacional. Para ela, a manifestação foi um momento de mostrar ao governo que os trabalhadores estão unidos e preparados em seus Estados. “Fomos recebidos pelo secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, que se comprometeu em apresentar um parecer sobre os oito itens da pauta dos trabalhadores, que já foi protocolada no ministério em 24 de janeiro. Ele disse que isto será feito até o carnaval. Outro ponto que conquistamos foi o compromisso do secretário de tentar agendar uma Audiência dos trabalhadores com a ministra Míriam Belchior”, destaca.
De acordo com o presidente da CNTSS/CUT, que também fez parte da Comissão, o ato proposto pelo Fórum foi uma demonstração que os servidores estão dispostos a lutar. “O que vimos aqui reproduz o que foi feito nos Estados em 22 de janeiro, ou seja, o trabalhador demonstrando para a sociedade e para o governo que quer avançar e conquistar seus direitos. O país mudou muito nesta última década por meio de projetos e políticas públicas implementadas pelo governo federal. E os servidores foram sem dúvida a linha de frente deste trabalho. Queremos ser valorizados e ter melhores condições de trabalho para dar atendimento com maior qualidade à população,” destaca Sandro Cezar.
A Campanha Salarial de 2014 tem entre suas bandeiras os seguintes pontos: a luta por uma política salarial permanente; paridade entre ativos, aposentados e pensionistas; definição de data-base; regulamentação da negociação coletiva; diretrizes de plano de carreira. A retirada de projetos no Congresso Nacional que prejudicam os trabalhadores públicos; além do cumprimento por parte do governo de acordos e protocolos de intenções firmados em processos de negociação, bem como a antecipação da parcela de reajuste prevista para janeiro de 2015 e reajuste em benefícios também fazem parte das prioridades desta campanha.
José Carlos Araújo
Assessoria de Imprensa CNTSS/CUT
Conteúdo Relacionado